ABUSO SACERDOTAL

Sacerdote do Antigo Testamento

A Paz do Senhor!
Quero, rapidamente, compartilhar uma reflexão à partir de um texto bíblico. Por favor, abra tua Bíblia no capítulo 2 do 1º Livro de Samuel:

"12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR.
13 Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão;
14 E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.
15 Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua.
16 E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, por força a tomarei.
17 Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR." (I Samuel 2.12.17)

Este texto fala dos filhos do sacerdote Eli, que abusavam das ofertas ao Senhor, usurpando aquilo que devia ser consagrado a Deus. Desde os primórdios, sempre houve abusos da condição sacerdotal... Infelizmente, em nossos dias não é diferente!
Os abusos contra o sagrado continuam à olhos vistos! Falsos profetas, falsos mestres e falsos pastores criam sofismas a partir das Escrituras para manipular e iludir o povo, como foi muito bem preconizado em diversas partes da Bíblia que aconteceria! Veja apenas três dos muitos exemplos: Mateus 24.24; II Coríntios 11.13; II Pedro 2.1...
De que maneira estes "falsos sacerdotes" usurpam a Casa de Deus?
Valendo-se da condição sacerdotal para alcançar algum tipo de benefício pessoal: riqueza, fama, poder...
Jesus diz que temos que ser cautelosos e ter discernimento para não sermos enganados por tais:

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (Mateus 7.15)

No entanto...
...não podemos esquecer...
...de nós mesmos!
Sim, nós mesmos somos sacerdotes que, muitas vezes, abusamos da condição sacerdotal!
("Não, Ev. Danielson... Tu estás enganado: eu não sou sacerdote! Sou só um crente...!")

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa Luz" (I Pedro 2.9)

Amado: quem aceitou o Senhor Jesus como Salvador pessoal se tornou sacerdote da geração eleita de Deus, da qual Jesus é o Sumo Sacerdote!
E como sacerdotes, muitas vezes abusamos de nossa condição sacerdotal, sim! Infelizmente...
Não adianta apontar, simplesmente, nosso dedo contra nossos líderes e continuarmos agindo da mesma maneira abusiva!
Porque queremos ser reconhecidos por nossos feitos e dons, enquanto só Deus é digno de louvor! Exigir reconhecimento é usurpar o louvor de Deus!
Porque queremos "manipular a Deus" para que Ele nos supra de frivolidades, e até usamos textos bíblicos para racionalizar nosso egoísmo fútil! Isso é tentar ao Senhor, nosso Deus!
Porque julgamos uns aos outros, levantamo-nos contra nossos irmãos, nos estabelecemos como padrão de moral... E isso é usurpar a Soberania de Deus!
Porque somos conhecedores da Palavra e não a praticamos... Isso é hipocrisia!
Sim, Deus tem misericórdia... Graças a Deus por isso, porque senão já teríamos sido consumidos!
Sabe o que falavam dos filhos do sacerdote Eli? Que eles NÃO CONHECIAM ao Senhor! (I Samuel 2.12)
E nós? Somos também sacerdotes que não conhecemos a Deus? Será que Jesus diria de nós: "Vocês adoram o que não conhecem...?" (João 4.22)
Porque conhecer é mais profundo do que ouvir falar... Jó teve muitas experiências até poder dizer que conhecia a Deus (Jó 42.5), mas nós nos arvoramos "conhecedores de Deus" sem quase ter experiências com Ele...
...e em nossa falta de experiência com Ele, abusamos da condição de sacerdotes que Ele nos delegou, por Seu Filho Jesus Cristo!
Não me coloco fora desta condição, meu amado!
Não falo de algo que estou acima... Porque não sou e não estou acima de ninguém!
Eu também preciso me converter e parar de abusar de minha condição sacerdotal!
Mas quero te convidar a fazer este esforço, junto comigo!
Que possamos escrever em nossas vestes sacerdotais: "Santidade ao Senhor"! (Exodo 28.36)
Que possamos nos arrepender de nossos maus caminhos e endireitar nossas veredas, pois o Reino de Deus já é chegado!
E que o Espírito Santo esteja ministrando em nossas vidas, para que nos santifiquemos, busquemos mais a Deus e sejamos a geração de sacerdotes que Ele desejou!
Em Nome de Jesus! Amém!
Que a Graça de nosso Pai, a Paz de Cristo e a comunhão no Espírito Santo de Deus esteja com todos nós!
Deus nos abençoe e uma ótima semana!
Abraço!
Por: Ev. Danielson

0 Comentários em "ABUSO SACERDOTAL"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS