Leitura Diária: Êxodo 17-19




Por Eliézer Rodrigues.



Eita lá! Eita lá! Eita lá!
Vamos dar continuídade com nossa leitura diária. Hoje veremos os capítulos 17, 18 e 19 do Êxodo, o segundo livro da Bíblia Sagrada.
Lembrando que esse livro conta a história da saída dos israelitas da terra do Egito em busca da Terra Prometida.
Iremos analisar a sede que o povo passou no deserto e como murmurou contra Deus e contra Moisés por isso.
Vem comigo! =P

ÊXODO 17-19

DESTAQUES:
A sede causa murmurações contra Moisés
A água da rocha
Derrotou de Amaleque
Conselho de Jetro aceito
Deus falou no Monte Sinai.

TEXTO ÁUREO: "Tendo pois ali o povo sede de água... e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? (Êxodo 17:3)

ANÁLISE
Desde quando os israelitas saíram do Egito até chegarem à Terra Prometida, estavam tão preocupados com a satisfação das suas necessidades básicas, que sempre apontavam a falha e murmuravam quando eles estavam enfrentando problemas. "Mas ainda pecaram contra Ele novamente" (Salmos 78:17). Como resultado, esta geração nunca experimentou a satisfação de cumprir o propósito de Deus: conquistar a Terra Prometida.
Cada atitude de descrença na sabedoria e na bondade de Deus, é evidente em uma pessoa egoísta, que acredita que ele, e não Deus, sabe a melhor forma de controlar os negócios da sua vida.
Às vezes parece que Deus não provê nossas necessidades, mas louvar a Deus em tempos de necessidade sempre honra a Deus e é a chave para a vitória e para receber bênçãos de Deus (1 Tessalonicenses 5:18). Ele sempre sabe o que é melhor para nós.
A fé cristã não é baseada em circunstâncias favoráveis, mas em uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo.

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)

PENSAMENTO DE HOJE: A paz enche o coração quando o nosso desejo é, "o que agrada a Ti, Senhor, agrada também a mim."

CRISTO REVELADO:
Como a rocha e como a água que dela brotou (Êxodo 17:6).
"... Porque bebiam da pedra espiritual que os seguia, e a pedra era Cristo" (1 Coríntios 10:4)

Trecho em azul traduzido do blog Jesus Cristo es la solución [em espanhol]

É isso aí, amados!
Mais uma vez vemos o povo israelita murmurando ante as dificuldades que encontravam pelo caminho. Eles preferiam murmurar contra Moisés do que confiar no Deus que mandou Moisés levá-los à Terra Prometida.
Incrível como Deus sempre esteve junto com eles, sempre os proveu nas dificuldades e eles nunca pararam de murmurar contra Deus. Vemos diversos milagres acontecendo no deserto: coluna de nuvem de dia, coluna de fogo a noite, aguas amargas se tornam potáveis, não falta roupa, não falta calçado, desce maná do céu; mas o povo não era segundo o coração de Deus, tanto é que dos 600 mil [aproximadamente] homens que sairam do Egito, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida. Todo o restante morreu durante a peregrinação pelo deserto.
A Bíblia me faz entender com isso, que receber bençãos não significa aprovação de conduta. É sim um sinal da imensa graça e misericórdia de Deus.
Mesmo com os diversos sinais no deserto, pouquíssimos entraram em Canaã.
Nós temos sido abençoador por Deus? Amém por isso!
Melhor que isso é termos direito, segundo a misericórdia de Deus, de um dia entrarmos na Nova Jerusalém.
Cabe a cada um de nós fazer a vontade de Deus, para que tenhamos direito a arvore da vida e possamos entrar na Santa Cidade pelas portas.
Sendo assim, prossigamos para o alvo que é Cristo Jesus.
Fiquem com Deus!

0 Comentários em "Leitura Diária: Êxodo 17-19"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10