OSSOS UNGIDOS

Representação de Ezequiel 37

A Paz do Senhor Jesus, amados!
Primeiramente, me perdoem pelo atraso na postagem...
Para a glória de Deus, fui junto com meu amado irmão Ev. Rodrigo instalar um trabalho da Igreja Batista Leão de Judá na cidade de Santo Ângelo - RS, e retornei apenas agora à noite, alguns minutos antes do culto... Estou feliz com o que Deus fez na "Capital Missioneira", mas fiquei aflito por não poder ter cumprido meu compromisso com vocês, amados leitores. Espero que me perdoem, mesmo, em Nome de Jesus!
Quero compartilhar com vocês, neste momento, algo que Deus me deu há algum tempo, e que ministrei, eventualmente, em algumas pregações... Mas que nunca escrevi a respeito.
Há na Bíblia a história do profeta Eliseu, homem de Deus tremendamente usado com dons da Palavra, cura e maravilhas... Eliseu foi discípulo do profeta Elias, e recebeu de nosso Senhor uma grande unção!
Eliseu é um grande exemplo de dedicação à Obra de Deus! Quando convidado pelo profeta Elias para servir a Deus, desfez-se de todos seus bens e, deixando sua família, passou anos servindo seu líder fielmente. Quando o Senhor recolheu a Elias, Eliseu assumiu o papel de homem de Deus, com unção poderosa, marcando sua geração!
A história do profeta Eliseu está narrada nos dois livros de Reis (de I Reis 19 a II Reis 13), e sempre é contada como exemplo de poder de Deus, de unção, de obediência...
Quero destacar um trecho sobre a morte do profeta Eliseu. Após anos servindo ao Senhor, Eliseu encerrou sua carreira e foi sepultado... Mas a Obra de Deus ainda não estava completa, pois ainda um milagre faltava ocorrer:

"Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano. E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés." (II Reis 13.20-21)

Isso mesmo! Jogaram um cadáver sobre os ossos do profeta, e a unção de Deus que ainda estava sobre os ossos foi o suficiente para ressuscitar o defunto! Glória a Deus!
Já vi notáveis pregadores falando sobre este trecho, ressaltando o quanto Deus foi fiel à promessa de usar Eliseu, mesmo depois de morto!!! E o quanto Eliseu buscou a unção de Deus, a ponto de remanescer esta unção sob o cadáver...! Isso tudo é uma grande verdade, e eu me sinto muito tocado por estas revelações que edificam nossa fé e nos animam a buscar mais de Deus!
Mas também este trecho me fez refletrir mais dois aspectos:

1º)A unção de Deus na AUSÊNCIA do profeta. Pois se Eliseu estava morto, não era ele mais que estava ali, mas apenas seus restos mortais, ou seja, fragmentos dele. Isso mostra que tudo o que foi operado na vida de Eliseu não se relacionava com Eliseu, propriamente, mas com o Poder de Deus que o revestia!
Isso demonstra, mais uma vez, que só Deus é digno de glória e honra, pois tudo vem d'Ele! Eliseu, morto, não podia mais operar... Mas o Deus de Eliseu, sim! E ao usar os ossos de Seu profeta, fez com que Seu Nome fosse poderosamente temido por quem nem O conhecia, a ponto de profanar o túmulo de um servo Seu!
(Percebam que- por maior pavor que tivessem diante dos inimigos - lançarer o cadáver no túmulo do profeta foi, desrespeito, ou até um ato de vandalismo macabro! Mas Deus glorificou Seu Nome, ao usar os restos mortais de Seu servo como referência...)
2º)Mesmo uma coisa morta pode ser usada por Deus. Quando Deus tem um propósito, Ele movo Céus e terra para cumpri-lo, e usa instrumentos muitas vezes inesperados. Foi assim com a jumenta de Balaão (Números 22.28), ou com menino carregando um pequeno lanche (João 6.9), ou com lodo feito de cuspe (João 9.6) e outras passagens que são surpreendentes.
A questão é que há um forte alerta aqui: precisamos vigiar para não estarmos mortos, mas sendo usados por Deus!
Precisamos tomar cuidado para não sermos jumentas, e sermos usados por Deus!
Porque jumenta até pode ser usada por Deus, mas não herda o Reino dos Céus! Algo similar se pode dizer dos ossos!
Como sabemos se somos "ossos mortos" ou se somos profeta?
Bom, a característica dos ossos mortos é que eles não evoluem, não se mantém... È possível encontrar ossos de milênios que permaneceram praticamente intactos...
Se nossa vida espiritual está estagnada, parada, sem crescimento, sem alteração, mantida numa "rigidez cadavérica"... Sinto muito, mas é sinal de morte!
Deus é Deus da Vida, e incentiva Seus filhos ao movimento, ao crescimento, à novas perspectivas...
Gente!!! Me veio agora, neste momento, vários versículos bíblicos que fundamentam esta idéia: Deus renova e incentiva o crescimento e o renovo! Do Antigo Testamento ao Novo, há muitos trechos da Palavra que demonstram isso... Mas deixe eu compartilhar apenas um:

" Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4.12-13)

Ou seja, exercer o ministério e ser ministrado constantemente, até alcançar o padrão do Senhor Jesus Cristo. Ou seja, crescer e desenvolver sempre!
Mas sabe: infelizmente, muitas vezes nos enganamos a nós mesmos, ao tentar aparentar um crescimento que, na verdade, não temos...
Ser ministrado não é apenas freqüentar ministrações, ou ouvir ministrações... Ser ministrado é ser transformado pela Palavra e pela ação do Espírito Santo num caráter mais assemelhado ao de Jesus Cristo!
Podemos estar numa igreja sete dias por semana, ou podemos estar até exercendo um ministério... Mas se a Palavra de Deus não nos confronta, se a comunhão com Deus não nos toca, é sinal de que, de fato, não estamos em Cristo!
Mas se estamos em Cristo, a Palavra de Deus nos afeta, e somos compelidos por ela a mudar nossa maneira de pensar, agir e sentir... Estar em Cristo e viver mais e mais de acordo com Sua Palavra!

"Porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor." (I Tessalonicenses 3:8)

Talvez passamos por momentos de ossos mortos, em que Deus nos usa por misericórdia dos que nos rodeiam... Assim: nós estamos praticamente mortos, mas como Deus tem misericórdia por aqueles que nos rodeiam, Ele pode nos usar para edificar a vida deles... Este é um dos riscos que Jesus nos alerta: o de ganharmos o mundo (até para Ele), mas perdermos a nós mesmos... (Mateus 16.26).
Em outra passagem profética, no livro de Ezequiel, Deus também fala de ossos mortos. No capítulo 37 de Ezequiel, Deus dá ao profeta a visão de um vale de ossos secos, e vai ordenando que Ezequiel profetize, e a medida que ele o faz, os ossos se unem e se transformam gradativamente em um corpo:

"E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito." (Ezequiel 37.8)

Um cadáver tem as mesmas coisas que um corpo vivo; a aparência é de um corpo vivo: os membros, as víceras... tá tudo ali! Mas não há vida!
Há pessoas - e até denominações inteiras! - que aparentam ser Corpo de Cristo: tem estrutura, ministério, dons... Mas que faltam algo! São cadáveres!
Mas mesmo para quando nós formos ossos secos, ou cadáveres, ainda há esperança:

" E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo." (Ezequiel 37.9-10)

Se ouvirmos a voz dos profetas, ou seja, aqueles que proferem a verdadeira Palavra de Deus, mesmo que sejamos ossos secos, ou cadáveres, ainda assim o Vento do Espírito Santo nos devolverá a vida!
Só não podemos nos contentar com a aparência!
Não podemos nos contentar em ser "ossos ungidos"!
Não podemos nos contentar em cair numa religiosidade vazia, ou de uma sistematização demagoga e hipócrita que pode até servir para salvar a outros que nos ouvem, ou vêm, mas que não se aplicam a nós mesmos!
Conversão, meus amados! Conversão!
Conversão é mudar de caminhos!
E fazer diferente!
Conversão é reconhecer que nossa vida - e morte - está nas mãos de Deus:

"E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes." (Ezequiel 37.3)

Parar de "brincar de crente", e levar a sério o chamado que temos a sermos filhos de Deus Altíssimo!
Nossos líderes, nossos liderados, nossos amados, a multidão pode até acreditar que estamos vivos... Mas Deus, o Senhor, sabe se estamos, de fato, ou não!
Não mintamos prá Deus! Ao contrário, peçamos Seu auxílio e clamemos por Sua miseriórdia!
O Vento do Espírito Santo irá renovar àqueles que assim o quiserem!
Mas tem que querer!
Querer... e decidir pagar o preço!
Vou parar por aqui, porque eu creio, em Nome de Jesus, que o Espírito Santo vai continuar ministrando agora!
Sopra, Espírito Santo, aos quatro cantos desta vida, em Nome de Jesus! Amém!
Deus te guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus!

8 Responses to "OSSOS UNGIDOS"

  1. Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
    Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
    Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a Unção faz a grande diferença na vida do crente, e é oque devemos buscar e pedir ao Senhor incansavelmente, muitos irmãos estão mortos mais Jesus pode revive-los novamente através da sua palavra. Gostei muito do seu blog,parabéns que o Senhor Jesus continue te abençoando e que o Espirito Santo continue lhe inspirando e lhe dando endendimento. Amem...

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz, da parte de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Amém?

    Meu amado irmão em Cristo, quero dizer-lhe que foi de grande valia encontrar esse texto sobre unção de cura, pois dou aula de Teologia e estava querendo saber mais sobre Cura divina, e foi muito bom encontrá-lo.
    Quero pedir a Deus que continue abençoando sua vida, a vida de todos os seus familiares e de todos que te rodeiam, em nome de Jesus.

    Maria Sena

    ResponderExcluir
  4. Católicos usa essa passagem pra falar q os santos pode fazer milagre depois de mortos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ali em momento algum foi dito que Eliseu fez milagre, mas que Deus não precisa de um homem para mostrar a glória dEle.

      Excluir
    2. Ali em momento algum foi dito que Eliseu fez milagre, mas que Deus não precisa de um homem para mostrar a glória dEle.

      Excluir
  5. QUE AGRAÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS CONTINUE LHE DANDO INSPIRAÇÃO PARA MINISTRA...

    ResponderExcluir
  6. Gloria Deus por esta palavra maravilhosa!!! Que o bom Deus continue te usando grandemente!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS