O ONTEM, O AMANHÃ E OS LÍRIOS DO CAMPO

Espécie de lírios do campo

Que a Paz de Cristo seja contigo!
Não sei se reparaste, mas a maioria das vezes não vivemos no presente! Ou estamos no passado, ou estamos no futuro... Mas no presente, mesmo, não estamos!
(Diria um jovem: "Que viagem!")
Bom, deixa-me explicar este devaneio (ou "viagem"):
Nossa atenção e emoções estão, em grande parte do nosso tempo, dividido em sentimentos e lembranças do passado e expectativas quanto ao futuro! Mágoas, ressentimentos, frustrações ou saudade melancólica do passado nos toma constantemente...
...assim como perspectivas, preocupações, planos, projetos para o futuro estão intensamente presentes no nosso dia-a-dia!
Isso faz com que descuidemos de nosso presente, de nosso hoje, daquilo que Deus tem para nós no agora... Perdemos, muitas vezes, a capacidade de administrar o "agora", porque nosso coração está dividido entre o "ontem" e o "amanhã".
Este assunto é tratado em diversas passagens bíblicas! Quero compartilhar contigo um dos textos mais conhecidos da Bíblia, que são Palavras do Senhor Jesus registradas no 6º capítulo do Evangelho de Mateus:

"25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6.25-34)

Planos para o futuro... expectativas... necessidades... coisas a resolver...
Mágoas... ressentimentos... rancores... frustrações... decepções... saudade...
E o hoje?
Saibamos que o que nos acontecerá no futuro está diretamente relacionado ao que fizermos no presente... Mas não poderemos administrar nosso presente se estivermos acorrentados no passado!
A dica é: perdoar o passado, entregar o futuro nas mãos de Deus, e administrar com zelo o momento presente!
Perdoemo-nos a nós mesmos por não termos alcaçado tal objetivo no passado, ou por termos caído... Nova criatura somos e o velho já passou! (2ª Coríntios 5.17)
As pessoas nos decepcionaram, trairam, magoaram, ressentiram... Perdoemo-las para que também sejamos perdoados por Deus! (Mateus 6.12)
Saudades do que passou... Mas por quê, se o melhor de Deus ainda está por vir? Deus quer nos surpreender com coisas maravilhosas que não tivemos em nosso passado! (1ª Coríntios 2.9)
E o segredo para libertar-se do passado e não se preocupar com o futuro é manter o foco no Reino de Deus e Sua justiça!
O Reino de Deus é todo este estilo de vida que tem a Deus como Senhor, e Sua Palavra como "estatuto"!
O Reino de Deus é ter Jesus Cristo como centro de nossa existência e, por conseqüência disso, amar ao próximo e buscar a Deus de todo coração, com todas nossas forças e com todo entendimento! (Lucas 10.27)
Há muito mais coisas a respeito do Reino de Deus, mas tudo se firmará em torno disso: Jesus, o centro!
A justiça de Deus é viver a Sua Palavra! É andar conforme o que Deus ensina, sob orientação e fortalescimento do Espírito Santo.
Se fizermos isso no dia de HOJE, com certeza nosso amanhã será muito abençoado!
Na medida que tornamo-nos parte mais e mais do Reino de Deus, mais e mais as bênçãos do Senhor chegam até nós!
Mas cabe aqui um alerta: ser parte do Reino de Deus não é, simplesmente, ir à igreja, ou assumir "costumes de crente".Ser parte do Reino de Deus e assumir o papel de filho de Deus, responsável pelo que Deus tem para cada um de nós!
Sim, há incontáveis bênçãos para nossa vida, mas só tomaremos posse delas ao assumirmos quem somos em Deus!
Precisamos buscar a santificação (que é um processo contínuo), estarmos revestidos de autoridade espiritual e realmente preparados para negar a nós mesmos...! Na medida que fazemos isso, as bênçãos do Senhor se colocarão diante de nós para que, com luta vitoriosa, tomemos posse!
Sim! Luta vitoriosa! Não existe vitória sem luta! Quando "a coisa" estiver muito fácil, tome cuidado e vigie: na Bíblia, toda grande bênção só é conquistada depois de certo esforço!
Deus nos fortalesce, nos anima e nos garante a vitória... Mas o esforço e a luta é nossa parte, para conquista da bênção!
Isto faz parte da justiça de Deus: Vida eterna, comprada a preço do Sangue do Cordeiro, e bênçãos, tomadas posse a preço de nossa obediência e esforço!
Por saber disso, o inimigo tenta, o tempo todo, te lançar para o teu passado, ou criar em ti grandes ansiedades em relação ao futuro! O inimigo sabe que se tu te focalizares em administrar com sabedoria teu presente ele não terá mais "brechas" nas quais possa te atingir... Então, ele tenta causar essa confusão entre mágoas do teu passado e perspectivas do teu futuro!
Não te deixes enganar! Como disse o Senhor, não andes em ansiedade nem pelo passado, nem pelo futuro: antes, busque a Deus de todo coração!
Deus tem a força, a sabedoria e o ânimo que tu precisas para enfrentar cada situação e alcançar todas as vitórias!
Sim, Deus quer e irá te abençoar - desde que tu não fujas do alvo: Jesus Cristo!
Permaneça no centro da vontade de Deus, e a bênção do Senhor te alcançará! (Deuteronômio 28.2)
Viva o hoje com Cristo, na confiança de que Ele estará contigo também amanhã e sempre - e com Ele, Suas bênçãos!!!
Conforme está escrito:

"Entrega teus caminhos ao Senhor, confia n'Ele e o mais Ele o fará!" (Salmos 37.5)

Que Deus te guarde, ilumine, conduza e abençoe grandiosamente em Nome de Jesus!
Até o próximo domingo - se o Senhor assim permitir!
Forte abraço!

3 Responses to "O ONTEM, O AMANHÃ E OS LÍRIOS DO CAMPO"

  1. Pois é...
    ...ninguém comenta nada!!!
    Voto de silêncio geral da galera!
    Hiihihi!

    ResponderExcluir
  2. Cara, só prá botar mais pilha:
    ...ou é voto de silêncio, ou nem lêem!
    Kkkkk!

    ResponderExcluir
  3. neh! isso eh um willian!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10