O Livro de Gênesis




Por Eliézer Rodrigues.

Eita lá! Eita lá! Eita lá!
Que a doce e perfeita paz de nosso Senhor Jesus seja contigo!
É claro que você já me conhece da coluna humor [eu sou o boca aberta que escreve palahaçada no blog], porém a partir de hoje, estarei aqui tratando de um assunto sério: A BÍBLIA SAGRADA.
O que veremos nessa nova coluna que iniciamos hoje?
Iremos analisar a Biblia livro por livro, estudaremos todos os capítulos contidos na preciosa Paavra de Deus.
Obviamente se fôssemos analisar versículo por versículo, levaríamos muito tempo. Logo, TODOS OS DIAS, faremos o seguinte:

  • Veremos 3 ou 4 capítulos;
  • Mostraremos os destaques destes capítulos;
  • Escolheremos um texto áureo destes capítulos;
  • Analisaremos, de forma objetiva, esses capítulos;
  • Tiraremos um pensamento mediante a análise feita;
  • Iremos observar as formas como Cristo se revela através dos capítulos analisado.
Hoje, damos início ao livro de Gênesis e faremos um rápido comentário sobre TODO O LIVRO.
Espero que você possa nos acompanhar diariamente, pois Deus quer falar com você.

GÊNESIS

O livro de Gênesis, escrito por MOISÉS, revela Deus como o Criador supremo do universo, que é absolutamente soberano sobre todas as coisas (Capítulo 1, compare com Colossenses 1:16). Ele criou todas as coisas pelo poder da Sua Palavra, foi somente Ele dizer que tudo foi feito. Sua palavra continua hoje tão poderosa como antes. (Hebreus 4:12).

Deus revela sua vontade através de Sua Palavra. Para cumprirmos toda a vontade Dele, devemos ler sempre a sua Palavra. O livro de Gênesis ajuda a mostrar a importância da leitura da Bíblia para que Deus realize Sua vontade em nossas vidas.
Do capítulo 1 até o 11 registram os primeiros 2000 anos da história humana. Durante esse período, ocorreu quatro grandes eventos: a criação de todas as coisas, o pecado de Adão e Eva, o dilúvio universal e a construção da torre de Babel.

Gênesis revela o homem como criação de Deus. O homem é composto de corpo, alma e espírito (compare 1 Tessalonicenses 5:23). Ele foi criado com o livre arbítrio e o direito de escolher sim ou não à tentação.

O homem foi criado à imagem de Deus para viver com Ele, mas, em desobediência à vontade expressa de seu Criador, Adão e Eva escolheram pecar. Seu pecado rompeu o relacionamento com Deus e a morte começou a reinar sobre toda a humanidade (Romanos 5:12-14)

A rebelião de Adão e Eva resultou na queda trágica. O pecado continuou a encher os corações e mentes das pessoas com ódio, crime e violência. Finalmente, em forma de juízo, Deus trouxe o dilúvio sobre o mundo e a humanidade foi reduzida a uma família: a de Noé . Mas o pecado mais uma vez prevaleceu, e as pessoas decidiram construir a grande torre de Babel, assim, desafiando a Deus. (Gênesis 11:1-9).

Os capítulos 12 ao 50 de Gênesis abrangem cerca de 300 anos e se concentram em torno de quatro homens: Abraão, Isaque, Jacó e José. Através destes homens, vemos o amor de Deus e o Seu poder para proteger e dar provisão ao seu povo, aos que são obedientes à Sua Palavra.

Cristo declarou que o livro de Gênesis é vital para que você tenha fé Nele, dizendo: "Se se vós acreditassem em Moisés, acreditariam em mim rambém, porque de mim escreveu ele" (João 5: 46).

A importância e a confiabilidade de Gênesis se manifesta no fato de que ele é mencionado mais de 60 vezes no Novo Testamento e é confirmada por Cristo. Observe as referências feitas por Jesus em Mateus 19:4-6 à criação (compare Gênesis 2:21-24), Noé, em Mateus 24:37-38 (Compare com Gênesis 6:5,13; 17:6-23); a Abraão em Mateus 3:9 (compare Gênesis 17:1-16), e Sodoma e Gomorra em Mateus 10:15 (compare Gênesis 19:24-25).

É isso aí, meus irmãos.
Hoje só demos uma "pincelada" no que veremos o livro de Gênesis durantes os próximos dias.
Amanhã continuamos com esse estudo e veremos os capítulos 1, 2 e 3 do primeiro livro da Bíblia.
Fiquem todos na paz do Senhor e eu "prossigo para o alvo".

1 Response to "O Livro de Gênesis"

  1. Louvo a Deus por mais esta coluna! Que Deus conceda sabedoria, discernimento e ciência no Espírito Santo para que a Palavra de Deus se torne mais reconhecida, e que nos tornemos "bons manejadores" da Espada do Espírito! Deus te abençoe, capacite e use, em Nome de Jesus!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10