Leitura diária • Gênesis 34 - 36




Por Eliézer Rodrigues.




Eita lá! Eita lá! Eita lá!
Bah!!! Já é sábado, desde já desejo um ótimo fim de semana à todos e peço à Deus que abençoe a cada um de uma forma toda especial.
Continuaremos com a nossa leitura diária, com os capítulos 34, 35 e 36 de Gênesis, analisando o retorno de Jacó a Betel e sua 'parada' em Sucote.
Vem comigo! =P

DESTAQUES:
  • A desonra de Diná
  • Jacó retorna á Betel;
  • Aliança abraâmica renovada com Jacó
  • Os descendentes de Esaú.

TEXTO ÁUREO: "E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e o abençoou." (Gênesis 35:9)

ANÁLISE
Se passaram pelo menos 10 anos desde que Jacó deixou Padã e iniciou a sua viagem de 800 quilômetros à Betel, onde Deus prometeu abençoá-lo. Ele começou muito bem, mas estava distraído no caminho pelo lindo vale de Sucote. Lá, ele construiu uma casa e se estabeleceu perto de Siquém, onde sua família chegou a se associar com os seus vizinhos pagãos.
Jacó também não tinha conseguido destruir o ídolo que sua esposa favorita, Raquel, tinha trazido de seu pai. O fracasso de Jacó em separar a sua família das influências pagãs e os seus outros compromissos, resultaram na desonra de sua filha Dina pela crueldade de seus filhos. Só depois disso ele exerceu o seu poder paternal e insistiu que sua família iria se livrar de todos os seus ídolos (Gênesis 35:2,4) para santificar-se, sair de sua casa perto de Siquém, e viajar para Betel.
Assim como Jacó teve que deixar Sucote, cada um de nós deve abandonar as coisas que nos impedem de realizar a vontade de Deus em nossas vidas. Se não deixarmos as coisas do mundo, seus prazeres e desejos, nossa vida sempre será um desastre.

Por essa razão, Deus advertiu-nos: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2:15-17)

PENSAMENTO DE HOJE: Devemos louvar a Deus por Sua misericórdia, dando-nos a oportunidade de dedicar-nos a Ele.

CRISTO REVELADO:
Como Deus Todo Poderoso (Gênesis 35:11)
Jesus disse: "Antes que Abraão fosse, eu sou." (João 8:58)

É isso aí, galerinha!
Não devemos nos distrair durante nossa caminhada na fé. Vamos prosseguir para o alvo que é Cristo Jesus, sem nos importar com as dificuldades e perseguições.
Importante também no santificar e tirar todo o mal do meio de nós, para que o Senhor possa nos abençoar assim como fez com Jacó.
SANTIFICAR! É essa a palavra que me chamou a atenção nesse texto.
Sem santifcação ninguem verá o Senhor, então a necessidade de sermos santos é urgente.
Que Deus tenha misericórdia de nós e possamos lutar contra nossa própria natureza humana que tem tendência de sempre pecar, nos tornando impuros e inaptos de estar diante da presença do Senhor.
Amanhã eu volto com a continuação do livro de Gênesis.
Fiquem na paz do Santo de Israel!

"Sede santos porque eu, o Senhor, sou santo." (1 Pedro 1:16)

0 Comentários em "Leitura diária • Gênesis 34 - 36"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10