Leitura diária • Gênesis 1 - 3




Por Eliézer Rodrigues.








Eita lá! Eita lá! Eita lá!
Continuamos com nosso estudo bíblico, hoje analisando os capítulos 1,2 e 3 de Gênesis.
Redobre sua atenção a partir de agora, pois Deus quer falar com você.


GÊNESIS 1-3

DESTAQUES:

  • Criação de todas as coisas
  • A criação de Adão e Eva
  • Adão e Eva tentados pela serpente,
  • Adão e Eva se rebelam contra Deus
  • Expulsão do Jardim do Éden.

TEXTO ÁUREO: "Ora, a serpente era mais astuta do que qualquer besta do campo que Deus tinha feito e ela disse para a mulher; " Assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? "(Gênesis 3:1).

ANÁLISE
Deus colocou Adão e Eva em um ambiente perfeito e deu-lhes também provisão para cada uma das suas necessidades. Ele disse que podiam comer de toda árvore, exceto uma. Para testar a fidelidade e obediência a Ele, foram proibidos de comer desta árvore. Nos primórdios da história, Satanás tentou anular a autoridade de Deus sobre a raça humana. Seu principal objetivo era separar o homem do seu Criador e inspirar confiança em si mesmo. A Bíblia fala claramente de alguns dos métodos de Satanás, que continua a utilizar ainda hoje. Satanás primeiro fez que Eva desafiasse a Palavra de Deus: "Então Deus disse: você não pode comer de qualquer árvore do jardim? ... Deus sabe que quando você comer o fruto dessa árvore, vai ser como ele, sabendo o que é bom e o que é mal "(Gênesis 3:1,5). Satanás argumentou que Deus estava os privando de uma coisa boa, trazendo dúvidas se Ele realmente queria o melhor para Adão e Eva. Tendo Eva duvidado da bondade de Deus e que Ele lhes deu o melhor, Satanás tinha conseguido uma vitória importante. Seu próximo passo foi o de danificar a confiança que tinham quanto a veracidade da Palavra de Deus, isso entraria em contradição com a sua palavra: "Você não morrerá." O desafio à Deus nos conduz facilmente a contradizer Sua Palavra. E Satanás apelou aos desejos carnais de Eva, e os usou para fazer Adão pecar (Gn 3:4-6). Satanás levou-os a acreditar que eles eram capazes o suficiente para decidir o que seria melhor para ele. Eles acreditaram nas suas mentiras e não na Palavra de Deus. Adão e Eva escolheram desobedecer a Deus e o pecado entrou no mundo. Com o pecado veio todo o mal, miséria, sofrimento e tristeza que existe hoje no mundo. Como resultado do pecado, a humanidade tornou-se egoísta, egocêntrica e teimosa. Nossa responsabilidade é a de servir, obedecer e glorificar nosso Criador. Mas, como Adão e Eva, muitas pessoas se recusam a aceitar que não somos criaturas independentes e que não somos livres para fazer o que quisermos sem nos importar com a Palavra de Deus, pois somos Sua criação. Podemos e devemos, porque ele é o melhor para nós, escolher o caminho de Deus. Satanás é frequentemente apresentado como um "anjo de luz", e engana a muitos citando um versículo da Escritura que, em si, parece razoável. Mas leia toda a Bíblia, ela é a única garantia contra as más decisões.

"Assim como o pecado entrou no mundo por um homem e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12).

PENSAMENTO DE HOJE: O destino eterno é determinado pela escolha, não pela sorte.

CRISTO REVELADO:
  • Como Criador (Gênesis 1:1). Ver João 1:1-4, Colossenses 1:15-17, Hebreus 11:3.
  • Como a semente da mulher (Gênesis 3:15). Ver Isaías 7:14, 9:6-7, Gálatas 4:4.

Por hoje é isso, amados.
Espero que tenham compreendido os primeiros capítulos bíblicos.
Amanhã voltarei com os capítulos 4,5 e 6.
Enquanto isso, eu prossigo para o alvo! \o/

Fiquem na paz do Senhor Jesus.

1 Response to "Leitura diária • Gênesis 1 - 3"

  1. olá amado, paz!

    Uma benção seu blog, que Deus continue te abençoando e te inspirando para escrever mensagens do Seu coração.
    Grande abraço,
    Lica

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10