Leitura diária • Êxodo 8-10

Trevas, uma das pragas lançadas no Egito


Por Eliézer Rodrigues.





Eita lá! Eita lá! Eita lá!
Segundo a Unesco, hoje é dia mundial da água. o/
Vamos continuar vendo o livro do Êxodo e a forma como o povo de Israel foi liberto da escravidão no Egito.
Veremos a continuação das pragas e o faraó permintindo que os israelitas adorem a Deus, sob algumas restrições.
Vem comigo! =P

ÊXODO 8-10

DESTAQUES:
  • Pragas das rãs, moscas, mortes de animais, feridas, granizo, gafanhotos e escuridão.
TEXTO ÁUREO: "Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim." (Êxodo 8:28)

ANÁLISE
O Egito era o país mais poderoso da terra quando os israelitas estavam em escravidão. Seus ídolos e deuses eram vistos como igualmente poderosos. Por isso, quando Moisés pediu que fosse permitido aos israelitas adorar o único Deus verdadeiro, isso foi um insulto ao faraó, que era considerado um dos deuses do Egito.
Faraó não rejeitou o pedido de Moisés para que o povo adorasse ao Senhor Deus, mas discordou da forma de culto. Faraó queria que eles transgredissem as instruções de Deus.
Ao estudar as três tentativas de Faraó para que Moisés transgredisse a Palavra de Deus, podemos ver como muitas pessoas são derrotadas espiritualmente:
PRIMEIRA: "... oferecei sacrifício ao seu Deus nesta terra" (Ex 8:25). Adore seu Deus, mas não deixe o Egito; sejam vocês como um de nós.
É comum que um cristão seja tentado a exercer as atividades do mundo e deixar de viver uma vida à parte. Há muitas pessoas que concordarem em adorar a Deus, mas nunca tentam deixar os seus pecados.
SEGUNDA: "... somente que, indo, não vades longe..." (Êx 8:28) Basta ser morno, não se envolver muito em servir ao Senhor.
Cristãos mornos querem adorar à sua maneira, evitando qualquer obra de Cristo, que está em conflito com seus próprios desejos, e querem seguir cooperando com o mundo.
TERCEIRA: "... Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas..." (Ex 10:24) Mantenha seu testemunho cristão separado de seu trabalho. Misture-se com o mundo em suas transações comerciais.
Satanás tenta nos enganar fazendo-nos acreditar que é suficiente somente para adorar a Deus. No entanto, nossa adoração não é aceitável a Deus, ao menos que estejamos de acordo com Sua Palavra.

Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1 João 2:4)

PENSAMENTO DE HOJE: É fácil perder de vista a vontade de Deus, quando buscamos o conforto mundano.

CRISTO REVELADO:
  • Como uma luz para o seu povo. "... Houve trevas espessas em toda a terra do Egito ... mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações" (Êxodo 10:22-23).
  • Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12). "... O Senhor clareia as minhas trevas" (II Samuel 22:29).

Por hoje é isso, galera!
Creio que não seja necessário eu acrescentar mais nada ao que temos visto.
A Palavra de Deus foi clara e, com certeza, está falando em muitos corações. [assim como falou ao meu]
Estejamos atentos e ouçamos o que Deus nos diz através de sua Palavra.
Amanhã eu volto com a continuação do livro do Êxodo.
Fiquem na paz do Senhor e continuemos prosseguindo para o alvo!

0 Comentários em "Leitura diária • Êxodo 8-10"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10