O desafio do amor (parte 3)

Por: Camila Scherrer


Olá pessoal..
Durante mais uma semana aprenderemos sobre o amor!
E olha que tem gente que pensa que amar é fácil, mas não é.
Para que o amor aconteça, precisamos aprender algumas atitudes que podem mudar a nossa forma de pensar e de agir!
Já vimos 5 dessas atitudes, e hoje veremos mais 3...
Espero que continuem acompanhando e praticando o desafio do amor!



6º atitude: É impossível amar?


“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus;e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 João 4:7)


O nosso desafio de hoje inicia-se com um segredo...sabe qual é?
O segredo é que não podemos obter amor incondicional(ou amor ágape) pelo nosso próprio coração. É impossível, pois está além de todas as nossas capacidades.
Você pode até aprender a demonstrar de alguma forma a bondade e a generosidade, e pode até ter aprendido a ser mais ponderado, atencioso. Mas, sinceramente, amar alguém de forma abnegada, incondicional é um assunto completamente diferente.
Então como podemos fazer isso? Goste ou não, o amor ágape não é algo que você possa produzir, pois é algo que apenas Deus pode fazer, e Ele escolheu expressar todo Seu grande amor através de você.
Quantas vezes o seu amor falhou em lhe afastar da mentira, da cobiça, da reação exagerada, do pensamento mau a respeito das pessoas?
Por quantas vezes o seu amor provou ser incapaz de controlar a sua raiva? Quantas vezes o seu amor lhe motivou a perdoar ou promover a paz em uma discussão?
São esses fracassos que revelam a nossa condição humana. Fomos todos destituídos da ordem de Deus( Romanos 3:23). Todos nós demonstramos orgulho, ódio, egoísmo...Não podemos dar o que não temos!
Então tenho uma notícia para te dar: o amor que é capaz de resistir a todas as pressões está fora do nosso alcance. Precisamos de alguém que nos dê esse tipo de amor.
“O amor vem de Deus” ( João 4:7). E somente aqueles que permitiram que Ele entrasse em seus corações através da fé em Seu Filho, Jesus – somente aqueles que receberam a Cristo – são capazes de alcançar esse amor. “Porque sem mim”, disse Jesus, “nada podeis fazer” (João 15:5).
Mas Ele também disse, “ Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7).
Quando nos rendemos a Cristo, o Seu poder opera através de nós. Mesmo naquilo que somos melhores, não somos capazes de alcançar o padrão de Deus. Mas Ele “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Efésios 3:20).
Depois que descobrimos esse segredo, podemos ter um final feliz, pois significa que o amor que Ele “derramou em nosso coração, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu” (Romanos 5:5) está sempre disponível, todas as vezes que decidimos nos submeter a ele.
A verdade é que, não podemos viver longe do Senhor, e não podemos amar sem Ele. E não existem palavras que expliquem o que Ele pode fazer em nossas vidas, famílias, relacionamentos, se colocarmos nossa confiança n’Ele.
“Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”
(Mateus 19:26)



7º atitude: Jesus Cristo é amor

“Pois quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios”
(Romanos 5:6)


Não há exemplo maior de amor, do que o de Cristo!
Tudo aquilo que você fez de errado e não consegue fazer corretamente, todos os minutos gastos tentando resolver as coisas à sua maneira - tudo isso pode ser perdoado se a sua vida for entregue nas mão Daquele que primeiro se entregou a você.
Talvez você nunca tenha feito isso, então hoje é o seu dia. “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).
Talvez você tenha feito isso a anos, mas você tem caminhado distante das suas raízes espirituais. Então “Arrependei-vos, pois, convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor”
(Atos 3:19).
Nós nascemos impuros, pecadores, todavia, “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos” (1 João 4:9).
“Que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz” (Filipenses 2:6-8).
Através da sua morte, Jesus mudou nossa realidade de desprezados e sem valor. Provou o Seu amor por nós na cruz!
Amor como este não pode ser completamente compreendido, nem pode ser adquirido por meio de esforços próprios..."Porque pela graça sois salvos,por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9)
Nós necessitamos desse amor, e quando recebemos essa nova vida, nos tornamos livres para amar de formas que antes eram impossíveis. “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos...E este é o mandamento: que creiamos no nome do Seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como Ele nos ordenou” (1 João 3:16,23)
Jesus estava disposto a lhe amar mesmo você não sendo merecedor, mesmo quando você não retribui o amor. Ele pode ver todas as suas falhas e imperfeições e mesmo assim, escolheu lhe amar. O Seu amor sofreu o maior sacrifício para suprir a nossa maior necessidade.
Isso significa que agora você compartilha desse mesmo amor. Você é capaz de amar mesmo quando não é correspondido. Você pode ver todas as falhas e imperfeições das pessoas , e ainda sim, escolher amá-las!


“No seu amor, e na sua compaixão ele nos remiu.” (Isaías 63:9)



8º atitude: O amor é saciado em Deus

“O Senhor lhe guiará constantemente; satisfará os seus desejos” (Isaías 58:11)


Precisamos de Deus a cada dia, pois somente Ele pode nos satisfazer, mesmo quando o resto do mundo falha conosco.
Você cria expectativas a respeito das pessoas, mas elas nunca serão capazes de satisfazer todas as suas exigências – em parte porque algumas dessas exigências são absurdas, e em parte porque elas são humanas.
Deus, por outro lado, sempre preencherá todas as suas expectativas. Pois aqueles que se achegam a Ele, em total dependência, são os que descobrem o quanto devemos confiar em Deus.
As pessoas são capazes de lhe proporcionar paz interior? Não. Mas Deus proporciona: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).
Existem necessidades em sua vida que somente Deus pode satisfazer totalmente, lhe fazendo completo e realizado.
Ele pode suprir sua necessidade de amor, de alegria , de aceitação, à medida em que você aprende a depender somente Dele!
Deus não muda. Sua palavra e suas promessas sempre permanecerão, e é por esta razão que precisamos buscá-lo todos os dias.
Certa vez, Jesus conversou com uma mulher samaritana próximo a um poço; Uma mulher que procurou satisfazer suas necessidades através de uma série de relacionamentos falidos. Ela chegou a esse lugar arruinada e endurecida, mesmo estando desesperadamente necessitada. Mas em Cristo ela encontrou a “água viva” (João 4:1), um suprimento que não era para matar a sede temporariamente.
Isso está disponível a nós todos os dias, pois Deus é nosso suprimento diário...Ele é tudo o que precisamos para viver!

" E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jeremias 29:13)




É isso aí galera...
Até semana que vem, com a continuação do desafio do amor!
Fiquem com Deus
BjO*-*

0 Comentários em "O desafio do amor (parte 3)"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10