Ana e Mia

Antes de mais nada, assistam esse vídeo que apresente junto com a Tammy, que postava aqui no bloh. Foi um seminário para a aula de psicopatologia. A Tammy representou a Ana e eu, a Mia.
As pessoas que sofrem de anorexia ou bulimia dizem que existe uma pessoa dentro delas, e são amigas de verdade, estão ali para ajudá-las á não engordar. Sim, acreditam friamente que são pessoas que moram dentro delas!
Sabendo disso, escrevi o roteiro de um teatro onde essas "vozes amigas" sobem ao palco para transmitir um pouco de suas idéias. Tudo o que foi dito pelas personagens são "reais" para os transtornados, não sendo acrescentado nem uma palavra que fuja de seus pensamentos.





No ano passado, fui levada á estudar um pouco mais á fundo as anoréxicas(Anas) e as bulimicas(Mias). Dentro de minhas pesquisas, englobei não só o conteúdo científico, mas também casos reais através do orkut e blogs. Foi então que desvendei muitas curiosidades e bem, no último post da Manuela, foram apresentadas algumas pulseirinhas. Lendo sua matéria, resolvi vir aqui falar de umas outras, que também servem de alertas!


Uma coisas muito interessante que percebi no caso das Anas e Mias é o fato de elas serem muito unidas.
Como a Mia disse no vídeo, "não se pode contar á ninguém que você possui determinada doença, pois as demais pessoas te invejam o suficiente para te internarem na reabilitação e você engordar de novo".
Então, como conseguir aguentar uma vida onde todo mundo te humilha na rua e não poder comer? Como conseguir algo sendo que sempre precisamos de apoio? Oras, a resposta é simples: usaremos um código!
As Anas e Mias(não se deixem levar pelo gênero dos nomes, há tantos homens com anorexia ou bulemia quanto ás mulheres) criaram na internete, grupos que se chamam "pró-ana/pró-mia". Anonimante(na maioria das vezes), essas pessoas induzem e ensinam internautas á terem essas doenças, tudo pelo fato de elas acreditarem que não existe essas doença, que são apenas amigas.

Se uma Ana/Mia cair em tentação e comer(compulsão alimentar), automaticamente se sentem as pessoas mais obesas do mundo. Se punem com cortes pelo corpo.. mutilam-se.
Você era Ana/Mia, teve uma compulsão? Se arrependeu? Chorou? Choro junto com você e te dou apoio.
Teoricamente é linda essa união, mas até onde esperam chegar? A resposta é sempre a mesma: "Não importa nada, o importante é estar linda e magra. Serem pele e osso até a morte. Emagreceremos para morrer!".

Tem como reconhecer uma Ana/Mia na rua?
Tem sim, elas também usam pulseirinhas, com uma diferença: ou são de miçanguinhas ou fitinhas/borracha(no caso, para os meninos).

Há determinação de cores:
- branca/preta : para os que tem ana e mia
- vermelha: quem tem ana
- roxa: quem tem mia

Há também uma questão diferente.
As pessoas que sofrem desses transtornos costumam realizar o NF(no food = sem comida) e o LF(low food = comidas leves).
No NF, eles ficam o dia inteiro sem comer nada de verdade. Beber? Só água.
A diferença de LF para o NF é o fato de no LF você poder comer legumes e alguns vegetais.
Aos adeptos desta dieta, também existem pulseirinhas. Segue as cores abaixo:

Lf: miçanga transparente
NF: miçanga rosa

Aí faz a combinação:
Anorexia: pulseira de miçangas que intercalam as cores vermelha, transparente e rosa
Bulimicas: pulseira de miçangas que intercalam as cores roxa, transparente e rosa
Anoréxicas e Bulimicas: pulseira de miçangas que intercalam as cores preta, transparente e rosa

Sendo o corpo uma obra de Deus e nós sendo a representação humana de Sua imagem e semelhança. O que fazer quando nos depararmos com essas pulseirinhas na rua? O que fazer quando formos tentados pela Ana e Mia?

"Clamou Asa ao Senhor, seu Deus, e disse: ...Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem" (2 Crônicas 14:11).

And here we go again!!
Beijos da Samurai

11 Responses to "Ana e Mia"

  1. Muito bom este assunto... amei! Parabéns Samuu...

    ResponderExcluir
  2. Oi... passei por aki numa de curiosidade e achei mesmo mt interessante.... nao sabia k alguem se debroxava sobre estes temas e os criticava á luz da palavra de Deus!!!!!

    Parabéns, mesmo que tenha custado mt fizeram um optimo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. oi tive ana e mia sou evangelica e seu post me ajudou muito
    obrigadu
    seu post veio direto ao meu coraçao vendo q ja fiz td isso q vc postou ai a cima e foi horrivel mas jesus me curou
    e cuidou de mim com seu eterno amor

    ResponderExcluir
  4. Visitem meu blog meninas, me ajudem e me deem força pois to começando e ta dificil
    http://abuscadoperfeito.blogspot.com/ se chama aprendiz de ana mia :)

    ResponderExcluir
  5. Olá. Por favor, visitem meu blog: http://antimagreza.spaceblog.com.br/

    É um manifesto que estou fazendo contra a ditadura da magreza, sobretudo no nosso país. Vamos divulgar! É preciso que este movimento ganhe força.

    Valeu!
    Laura (Nickname)

    ResponderExcluir
  6. vcs ñ sabem o q é sair na rua e todos ficarem te olhando pq vc esta acima do peso, a ana e a mia me ajudam mto....

    ResponderExcluir
  7. Achei isso equivocado, anorexia e bulimia em grande parte são fatores psicológicos que fazem essas meninas serem assim e não a midia. A mídia faz com que as pessoas pensem que é isso que as deixa doentes mas não é, muitas dessas meninas sofreram abusos da familia, sofrem de depressão e outras coisas, a sociedade ve como meninas fúteis mas só quem vive da doença sabe o quão dificil é e como é a realidade.

    http://umdesafiochamadoana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bom me chamo Michael Douglas sei que geralmente vcs só vêm meninas por aqui, mas estou com medo e preciso de ajudo a ana esta me deixando, ontem tive uma compulsão e naum conseguir "miar" fiquei mto mal, naum quero que a mia vá embora pq eu preciso dela. a mia me faz mal, fico mto ruim quando ela vem me visitar...

    ResponderExcluir
  9. Só quem já foi humilhado sabe a dor. Jesus foi humilhado e ele sabe o que as pessoas são capazes de fazer. Quem tem bulimia ou anorexia sofre, sua alma chora, e não apenas pelo que as pessoas a julgam, mas tb pelo que elas mesmo julgam, pois muitas tem problemas de percepção visual, e enxergam seu próprio corpo com distorções físicas. Como é o meu caso mesmo. Eu enxergo todo meu lado esquerdo maior do que o direito, e isso é desde muito pequena. Tb sou cristã, ex-evangélica, e Ana ativa. Não incentivo ng a ser, e acho válida a crítíca sobre o assunto e à luz da Bíblia. Mas antes de mais nada, sem julgamentos, mas em amor. Se o mundo aceitasse cada qual como é, desde crianças até adultos (e não se enganem, crianças tb fazem mal, pq fizeram a mim ainda com 5 anos) o mundo teria muito menos anas e mias.. Vale ressaltar tb q algumas não buscam a doença, mas desenvolvem fisiologicamente a doença, que é psicossomática. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Heyyyyyy eu posso te ajudar se vc quiser me puxa no whats +351916243341

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu já passei pela experiência de ter Anna e Mia. É horrível. As pessoas te julgam, acham que você é louco e quer morrer mais rápido. Eu sei como é pois já passei por isso há três anos. E eu não faço apologias ou ensino ninguém a ter esses transtornos. Para quem tem esses transtornos, eu digo uma coisa: Parem por favor! Isso pode ajudar vocês a emagrecer, mas te deixam feio, com unhas quebradiças, cabelos sem brilho, pele ressecada, dentes manchados por causa dos vômitos, e para as meninas, mudanças de humor repentinas e atraso severo na menstruação. Eu já tive a Anna e fiquei parecendo um esqueleto ambulante quando estava na minha pior fase, com 16 anos, 1,63 cm e 38 kgs. Isso não é nenhuma brincadeira. Hoje eu tenho 20 anos e recuperei o meu peso normal, que é 48 kgs. Pretendo chegar aos 50 kgs com a minha alimentação saudável. Se eu consegui sair desse mundo de Anna e Mia, com a mesma força que eu tive, vcs também podem sair dessa. Antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10