RECONHECENDO A VOZ DE DEUS

(pimenta em conserva estragada)

Eu tenho pensado no assunto "voz de Deus" há algumas semanas, mas deixei prá escrever sobre o assunto hoje, sábado à noite. Não conseguirei, obviamente, esgotar todo o assunto num único texto... Verdadeiramente, Deus tem falado muito ao meu coração sobre isso, e não serei capaz de expor tudo... Mas quero compartilhar algumas coisinhas. Espero que sejam edificantes para ti!
Encadeio um pequeno fato que ocorreu na Base Missionária onde eu moro, ontem, com o tema de hoje:
Estávamos sentados à mesa, para o almoço. Meus irmãos da base acharam um vidro de pimenta, com o qual intentavam temperar a comida, quando perceberam que o vidro estava mofado pela parte de dentro...
Passando as reações de nojo, começaram a ponderar sobre as causas da pimenta ter se estragado:
- Tiraram todo o óleo... Tem que manter sempre no óleo, senão estraga! - hipotetizou um.
- Não! Colocaram alguma colher suja dentro do vidro, e por isso contaminou! - contra-argumentou outro.
Eu, que não como pimenta, fiquei só observando tudo de longe. Então, subitamente, falei:
- Não adianta a pimenta ser forte: se não estiver no óleo, e livre de contaminaçõs, irá estragar. Da mesma maneira nós, crentes, por mais fortes e confiantes que nos sentimos, se não nos manivermos na Unção de Deus e em constante santidade, também "estragamos".
Meu querido irmão Cristian, chamado de "Ovelha", disse:
- Uhm...! Já vi que, daqui a pouco, vai aparecer algum texto novo na internet!
Ao que minha líder Misª Caren acrescentou:
- ... as "parábolas" do irmão Danielson..!!!
Acertaste, Ovelha! Acertaste, irmã Caren: Eis aí o "texto novo" no blog, em forma de parábola! Muito obrigado pela dica! Deus os abençoe!
(Aliás, até tirei a foto do vidro de pimenta em conserva para ilustrar o texto...)
O que isso tem a ver com "voz de Deus"?
É que a Bíblia está recheada de situações em que fatos cotidiano trazem revelações da parte de Deus!
O profeta Jeremias teve um ministério pródigo desse tipo de revelação: ele olhava algo no cotidiano, ao seu redor, um fato aparentemente banal... Mas deste fato, vinha sobre ele a voz do Senhor, com uma revelação!
O próprio Jesus usava figuras do cotidiano para ensinar pontos importantes do Evangelho!
O livro de Provérbios usa a formiga como modelo... Outros animaizinhos são usados como modelo para ensinamentos de Deus.
Deus fala muito comigo através de fatos do cotidiano: alguma cor diferente no céu... Algo que me chama a atenção na chuva... Algo que alguém falou... Um objeto que cai... Sei lá, parece que é possível reconhecer ensinamentos bíblicos o tempo todo!
(pelo menos, é assim comigo...)
Muitos dos textos que escrevo são inspirados em em situações como esta...
Mas como reconhecer se a revelação é de Deus ou não?
Sim, porque sempre há, pelo menos, três vozes querendo nos influenciar: seu coração, o inimigo e Deus.
O inimigo quer matar, roubar e destruir... Ele quer nos confundir para que nos afastemos de Deus! Devemos resistir a esta voz, que se apresenta de forma disfarçada para tentar nos afastar do propósito de Deus em nossa vida!
Seu coração quer proteger seu próprio eu, e se confunde com vontades ilusórias... Não é um bom conselheiro!!! Melhor quebrantar o coração e negar a si mesmo... Assim, poderemos ouvir a voz de Deus!
A voz de Deus nos consola, nos exorta e nos edifica, para que retomemos o propósito ao qual Deus preparou para cada um. Só Deus apresenta segurança e vida em Sua Palavra!
Aprendi que há duas características nas mensagens enviadas por Deus:
1) Toda mensagem enviada por Deus está em conformidade com a Bíblia.
2) Toda mensagem enviada por Deus tem, como resultado, o aumento da santificação e dos frutos do Espírito Santo a quem a acolhe.
Se não tiver estes dois requisitos, eu não aceito MESMO! Procuro ignorar qualquer "voz" que não satisfaça este crivo.
(É uma posição pessoal minha...)
Mas esta forma tão comum a mim, não é a única forma de reconhecer a voz de Deus.
Há outras...
Vou citar algumas:
1)Diretamente: Deus manifesta-se como uma voz audível e inteligível, ou envia um anjo como Seu porta-voz. É muito, muito, muitíssimo raro!
"E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo" (Marcos 1.11)

2)Deus usa a voz de Seus profetas: bem mais comum. Mas profeta não só aquela figura estigmatizada do "vidente evangélico"... Profeta é todo porta-voz de Deus constituído: pregadores, pastores, líderes, obreiros...
"Filho do homem, profetiza, e dize: Assim diz o SENHOR: dize: A espada, a espada está afiada e polida." (Ezequiel 21.9)

3)Pela Bíblia: é, com certeza, a forma mais segura de Deus falar, até por quê, pelo Espírito Santo, a "letra" bíblica passa a ser revelada como Espirito e Vida, a presença sobrenatural de Jesus na Palavra.
" Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (João 5.39)

4)Por sonhos: sonhos que podem ser bem claro, ou necessitando de interpretação. Também é raro, mas menos que a voz direta.
"E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela" (Gênesis 28.12)

5)Por fatos acontecidos, como ilustrações de uma parábola: já bem falado no início do texto, é uma das formas mais freqüentes que Deus usa para falar comigo.
"(...) Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte." (Jeremias 1.13b)

6)Ao coração: uma mensagem de Deus que surge como idéia, como um "insight", em nossa alma.
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos 8.16)

7)Milagrosamente: tão raro quanto a fala direta, é quando um fenômeno sobrenatural revela a Palavra de Deus.
"Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?" (Números 22.28)

Deus pode falar conosco através de um CD que estamos ouvindo, ou um programa na TV que estamos assistindo... Creio que Deus fala de diversas maneiras!
(Talvez, Deus esteja falando contigo agora, através de um texto num blog...)
O importante é reconhecer a voz de Deus e segui-la!
Se seguirmos a Palavra do Senhor, prosperaremos e a bênção virá sobre nós...
...mas o melhor de tudo é que, na medida que aprendemos a identificar a voz de Deus em nosso dia-a-dia, nos tornamos mais íntimos de nosso Pai!!!
Lembrando: a voz de Deus sempre é fiel à Bíblia e sempre produz santificação e frutos do Espírito para aqueles que a acolhem e seguem!
No entanto, para quem não a segue, produz condenação!
Quem leu meu texto sobre "vontade de Deus" vai lembrar do exemplo da placa de trânsito: segurança para quem obedece, acidente para quem desobedece.
Deus é um Pai amoroso que cuida de nós e procura nos orientar o tempo inteiro!
Deus nos fala o tempo todo! A "surdez espiritual" muito é escolha nossa, de não querer abrir mão de certas coisas para dar ouvido a voz do Senhor...
...mas não poderemos jamais dizer: "Eu não fui avisado!", porque Deus não apenas nos avisa, mas nos consola, nos ensina e está em comunão conosco, desde que O ouçamos!
Oremos e peçamos que Deus abra nossos ouvidos espirituais e nos dê discernimento para ouvir a voz d'Ele! E que tenhamos humildade e coragem para segui-la!
Quem tem ouvidos prá ouvir, que ouça!
Que sigamos a voz do Senhor e tenhamos uma semana ricamente abençoada, em Nome de Jesus!
Abraço e até domingo!

0 Comentários em "RECONHECENDO A VOZ DE DEUS"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10