QUANTO CUSTA???

Evangelização de crianças em janeiro de 2010, em Carazinho - RS (APEC & IBLJ)



Estive, durante esta semana, participando de um programa de evangelismo de rua com crianças, promovido pela APEC (www.apec.com.br) em parceria com a IBLJ (www.leaodejuda-rs.org.br). Depois do treinamento, equipes de evangelismo sairam pelas ruas de 3 cidades, levando a Palavra de Salvação a crianças e adolescentes, além de seus familiares ou outros adultos que eventualmente as acompanhavam. Na parte da tarde, reunia-se as crianças num local - praça, escola ou igreja - para realizar contação de história, teatro de bonecos, canções, brincadeiras...tudo com conteúdo evangelístico. (Coloquei acima uma foto para ilustrar.)
Por mais que o Pr. Cláudio, da APEC, anunciava no alto falante "É de graça: não paga nada!!!", alguns pais e crianças ainda perguntavam quanto custava, ou se tinham que comprar alguma coisa...
"De graça" quer dizer: algo que não precisa ser pago. "Graça" significa "favor desmerecido". É um benefício que recebemos sem que tenhamos mérito nenhum para recebê-lo.
Somos perdoados e salvos, em Cristo, pela Graça de Deus:

"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." (Romanos 3.24)

Não apenas isso, mas os dons e talentos que temos também são gratuitos (Romanos 12.6), tanto que o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos:

"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." (Mateus 10.7-8)

Infelizmente, parece que há cristãos esquecendo do conceito de "graça de Deus". Há quem pense que precisa "comprar a graça", e há também - o pior de tudo! - pessoas querendo "vender a graça"!
Devemos dar graças a Deus em tudo (1ª Tessalonicenses 5.18), porque tudo é, de fato, concedido gratuitamente por Ele! Ao reconhecermos isso, nos tornamos gratos e damos glórias ao Único que é digno de ser louvado.
Me entristece, contudo, a tendência humana (ou satânica) de querer roubar a glória de Deus!
Jesus disse: "de graça dai o que de graça recebeste" (Mateus 10.8), mas tem gente que atribui a si mesmo o Poder de Deus, e sente-se no direito de cobrar por ele, ou de impor condições pela liberação desse poder outorgado. Isso é carnal, terreno e diabólico!
Antes de prosseguirmos, quero deixar algo bem claro: não estou falando contra dízimos e ofertas! Dízimo e oferta é princípio bíblico, ordenança de Deus, e claro que Deus abençoa os que são fiéis... (podemos conversar sobre isso noutro texto, se os leitores quiserem). Mas me refiro aqui aos abusos de pessoas que se dizem homens de Deus, mas cobram por seus dons ministeriais, ou impõe condições ao povo, ou contrangem as pessoas a "ofertar" sem a direção de Deus.
(Coloquei "ofertar" entre áspas, pois a palavra "oferta" significa: algo que se dá voluntariamente; se é constrangido, já não é mais oferta!)
De tais pessoas que abusam do Evangelho, Jesus sensura e acusa como hipócritas, dizendo:

"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras(...)" (Mateus 23.4-6)

Voltando ao assunto: graça. Favor desmerecido.
A salvação é graça de Deus!
As bênçãos são graças de Deus!
Não é algo que fazemos ou "pagamos"! Não é mérito nosso! É graça!

"Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra." (Romanos 11.6)

Agora, há algo SIM que devemos fazer para vivermos na graça de Deus: estarmos com Ele!
Separados de Deus, nos separamos de Sua graça!
O que nos separa de Deus? O pecado!

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23)

É claro que Deus gosta de nos abençoar! Tenho visto pais que se sacrificam, lutam, trabalham, para conseguir comprar um presente especial para seus filhos... Jesus diz (Mateus 7.11) que se nós, homens falhos e maus, nos agradamos em presentear nossos filhos, muito mais Deus, que é Perfeito e Bom!
No entanto, fugimos da bênção de Deus, ao fugirmos de Seus caminhos, pelo pecado! Como está escrito:

"Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59.1-2)

Para sermos abençoados, portanto, não precisamos - e nem adiantaria! - correr atrás de homens de Deus específicos, ou ofertar determinado valor, ou outro esforço vão. Precisamos, sim, nos reconciliar com Deus!
Na medida que reconhecemos nossos pecados, nos arrependemos, confessamos e pedimos perdão ao Senhor, em Nome de Jesus, voltamos a viver na graça de Deus!
Jesus diz, no capítulo 14 do Evangelho de João, que aqueles que guardam os Seus mandamentos teriam uma vida abençoada. Já anteriormente, no livro de Deuteronômio, no capítulo 28, está escrito que as bênçãos do Senhor viriam até aos que obedecem a Palavra de Deus!
"Vir até" significa que a bênção chega até a pessoa, e não a pessoa corre atrás dela!
Não há porque correr atrás de um benefício, quando se é obediente à Palavra de Deus! As necessidades serão supridas, sem que precise-se um esforço humano tolo e desnecessário!
Mas esta promessa de bênção é para os arrependidos de coração, que se tornam fiéis à Palavra:

"E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires." (Deuteronômio 28.14)

Se desviar "para direita" pode ser entendido como: cair num religiosismo ritualístico e vazio, em doutrina humana, em tradições litúrgicas, em estruturas eclesiásticas sem a presença do Espírito Santo, de Seus frutos e dons. Desviar-se para a esquerda pode ser entendido como: libertinagem, relativismo, sofismas, abandono da Palavra e da santificação.
Se não desviar-nos da Palavra de Deus nem para a direita, nem para a esquerda, as bênçãos do Senhor virão até nós!
Como diz no Salmo 1: aqueles que se desviam da iniquidade e se agradam da Palavra de Deus têm uma vida abençoada!
E isso é graça de Deus!
Isso é favor desmerecido, que recebemos de Deus sem ter feito nada para merecer!
O segredo, portanto, não é a quantidade de nossas obras, ou o tamanho de nossa oferta!
Deus nos julga pelo coração, e não pela aparência!
Vemos, no capítulo 12 do Evangelho Segundo Marcos, que a pobre viúva deu duas moedinhas, mas Jesus julgou em seu coração que ela estava dando a maior oferta! (Leia: Marcos 12.41-44)
O segredo, portanto, é manter-se na presença do Senhor!
O segredo é ter um coração quebrantado, humilde e arrependido!
O segredo é amar a Palavra de Deus e desejar caminhar conforme Suas orientações!

"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Salmo 37.3-5)

Que aprendamos a viver conforme a Palavra de Deus, para que tomemos posse de todas as bênçãos e promessas nela contida!
Uma semana de grandes vitóriase e bênçãos para ti e todos que amas, pela graça de Deus!
Forte abraço!

1 Response to "QUANTO CUSTA???"

  1. Shalom! Esta reação das pessoas é comum, natural diante de tanta cobrança... Nunca nada é de graça para o povo, ou o que é dado é ninharia, esmola, de má vontade. É o que mais se vê, então pra mudar esta visão só mesmo aos poucos, convivendo com eles e vivendo em novidade de vida. O povo está mais Tomé. Só vendo... Belíssimo trabalho de vocês, Danielson. Parabéns, e que Deus os abençoe e use poderosamente para Sua glória e louvor! Por Cristo nosso Senhor e Salvador, amém e amém.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS