NOVIDADE DE VIDA

Odre feito de pele de animal

Permita-me compartilhar uma experiência que vivi nos primeiros dias de minha conversão:
Muito antes de ser psicólogo, e mesmo depois de formado, fui músico profissional durante bom tempo da minha vida, e compunha canções em estilo pop-rock e mpb desde tenra infância. Na época que me converti ao Evangelho do Senhor Jesus, estava "rascunhando" um novo CD em estilo pop-rock romântico, e contava dezenas e dezenas (mais de 200) composições musicais que pretendia gravar no decorrer dos anos. Aceitar Jesus como Senhor e Salvador foi uma mudança de paradigma tão profunda em minha vida que abandonei a música por um bom tempo. Precisava colocar a cabeça em ordem, de acordo com as novas coisas que se apresentavam dentro de mim, pela Palavra de Deus e pelo Seu Espírito Santo.
Teve um dia que tive uma "idéia brilhante"! Pensei comigo: eu poderia pegar as composições antigas minhas, e fazer "paródias evangélicas", substituindo as letras por conteúdos bíblicos! Brilhante!!! Afinal, eu tinha boas e numerosas composições... Eu estava muito satisfeito comigo mesmo e com minha "idéia brilhante", quando o Senhor me levou a lembrar do seguinte texto:

"Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam." (Mateus 9.16-17)

"Odre" é uma espécie de barril, ou cantil, feito de pele de animal, que era usado para curtir e armazenar vinho (veja a foto). Se o odre já tiver sido usado, velho, a fermentação do vinho exerce pressão sobre o couro envelhecido, que se rompe.
Eu achava que minha idéia era muito "brilhante", mas eu estava prestes a cometer um erro: evocar o meu passado e tentar fazer algo não pelo Espírito Santo, mas pelas minhas próprias forças. Eu estava enganado! Não é, simplesmente, a beleza das letras e melodias que agradam a Deus ou edificam Sua Igreja, mas principalmente a autoridade e unção derramada sobre a composição guiada pelo Espírito Santo! Eu não percebi, mas eu estava querendo ser - como no texto "Coisas Que Não Quero Ser" (veja postagem do dia 03/01/10) - um "vice-Espírito Santo": agir sem a Presença de Deus! Como o apóstolo Pedro, ao ferir o guarda que veio prender Jesus (João 18.10), eu estava prestes a fazer algo tolo, pensando que fazia algo para Deus!
Não quero dizer com isso que "paródia" seja algo tolo... Tudo é lícito de ser feito, mas não convém fazer nada sem a direção do Espírito Santo! (I Coríntios 6.12) Naquela minha experiência, não convinha que eu fizesse paródias de minhas próprias músicas: eu estaria evocando meu passado, e estaria agindo por conta própria, sem a unção de Deus para realizar aquilo.
(Agora, se alguém recebe a direção e a unção de Deus para escrever uma paródia, faça-o, e que Deus seja louvado!)
O que quero compartilhar contigo é o conceito de "novidade de vida", que tanto encontramos em diversas passagens bíblicas, como nesta:

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." (Romanos 6.4)

O "odre" que recebe o "vinho novo" do Espírito Santo é o nosso coração. Muitos centes julgam que a "novidade de vida" pode se resumir, simplesmente, a jeito de vestir ou falar... Mas a novidade de vida é algo muito mais profundo: é ter um coração novo! E ser capaz de renovar este coração a cada dia!
Obviamente, na medida que renovamos nosso coração, por conseqüência nossas palavras, atitudes e jeitos também serão mudados... Mas é uma mudança que parte do interior para o exterior, não o contrário! Aliás, mudanças exteriores que não acompanham as mudanças interiores são chamadas, pelo Senhor Jesus, de hipocrisia!

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade." (Mateus 23.25)

Na medida que nosso coração for transformado pela ação da Palavra de Deus e do Espírito Santo, nosso exterior também mudará... Não é de uma hora prá outra, mas é um processo gradual. Se o comportamento e a aparência mudar antes do coração, cai-se em religiosidade vazia, semelhante aos fariseus dos tempos bíblicos.
Andar em novidade de vida é, gradativamente, substituir os valores pessoais pelos valores bíblicos, os sentimentos e emoções mundanas pela forma de Jesus Cristo sentir, mudar os padrões de opinião e pensamento pela direção do Espírito Santo... Isso é, novidade de vida! E não acontece instantaneamente, mas sim passo-a-passo.
Novidade de vida é, também deixar o passado prá trás!
Não apenas o passado longínquo, mas o passado recente!
Alguém te ofendendeu ou magoou hoje? Não permita que raízes de amargura te roubem a paz: perdoe-o imediatamente! Deixe esse ressentimento no passado!
Andar em novidade de vida é ter sede pelo que Deus tem para nos oferecer a cada dia!
É pedir ao Senhor que coloque uma nova canção em nossos lábios, endireite nossos caminhos e faça de nós um vaso novo!
Como é triste isso, mas muitos (que se dizem) cristãos estão mais preocupados com o estilo de vida dos outros que de si mesmo! Reparam nos mínimos erros dos outros, estão prontos para apontar defeitos, mas não são capazes de avaliarem-se a si mesmos e desejar com ardor uma transformação pessoal! (leia: Mateus 7.3)
Andar em novidade de vida é ser capaz de ter misericórdia, longanimidade e amor! E é ser capaz de ter um coração quebrantável a ponto de se arrepender e de buscar mudanças de vida continuamente!
Andar em novidade de vida é querer sempre o novo de Deus! Não se contentar com o que aprendeu ou já viveu, mas querer mais, porque Deus, infinito em Sua Glória, sempre tem algo novo para oferecer aos corações quebrantados, humildes e sedentos por Ele!
Eu quero andar em novidade de vida!
O Espírito Santo usou o apóstolo Paulo para nos dar uma linda e clara indicação de como viver em novidade de vida, em Efésios 4:

"Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem." (Efésios 4.22-29)

Que acordemos para assumir a postura de "nova criatura" que nos foi dada, e recebamos as novidades que Deus tem nos preparado a cada dia!
Deus te guarde, ilumine, conduza e abençoe grandiosamente, em Nome de Jesus!
Abração!

1 Response to "NOVIDADE DE VIDA"

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, e participar da obra comum da nossa criação, deve buscar outros fundamentos na “Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10