ESPADA JUSTICEIRA















Em nossa caminhada com Jesus Cristo, podemos aprender a observar tudo ao nosso redor e, pelo discernimento concedido pelo Espírito Santo de Deus, reter valiosas lições edificantes mesmo em situações aparentemente banais! Por exemplo:
Há muito anos, quando eu era criança, assistia na TV um desenho animado chamado "Thundercats". É a história de uma família de gatos alienígenas que vêem habitar um planeta, e usam de sua tecnologia para lutar contra os inimigos. Os inimigos tentavam armar astutas ciladas contra os thundercats, mas eles usavam seus talentos e tecnologias e reagiam com coragem, vencendo os malvados! U-uhuul!!!
Um dos personagens é Lion (veja na imagem), o jovem líder dos Thundercats, que empunha a "espada justiceira", que tem encrustrado o "olho de Thundera" - uma espécie de "pedra mágica".
No desenho, Lion coloca sua espada diante dos olhos e diz:
- Espada justiceira: dê-me a visão além do alcance!
E, desse modo, o jovem líder consegue enxergar situações que estão distantes.
Eu era criança, e imaginava como seria bom se eu pudesse ter uma "espada justiceira" que me desse visão além do alcance...!
Eu mal poderia imaginar que Deus dispôs a cada um dos Seus filhos uma Espada muito mais poderosa do que aquela das fantasiadas em animações de minha infância!
Aliás, não só a Espada, mas uma "tecnologia" completa para nós, que somos "alienígenas" nesse mundo - sim, pois somos cidadãos do Céu (Efésios 2.19). Habitamos neste mundo, mas não somos deste mundo! Mas Deus nos dá a "tecnologia" necessária para que habitemos neste mundo, até que possemos voltar ao nosso Lar:

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus" (Efésios 6.13-17)

CAPA DA VERDADE: Que sejamos revestidos, em nossa vida, de um testemunho verdadeiro de conversão, transformação de caráter e vivência genuína do Evangelho!
COURAÇA DA JUSTIÇA: Que protejamos nossos sentimentos e vida interior, guardando-as na Justiça de Deus, e guiando-nos pelo Espírito Santo e pela Fé, não pelo que vemos e sentimos.
CALÇADO DO EVANGELHO: Caminhemos na Paz de Cristo, segundo Suas orientações! O calçado permite que nossos pés caminhem sem se contaminar com o chão... Vivendo e pregando o Evangelho, caminharemos neste mundo sem nos contaminarmos com o mundo.
ESCUDO DA FÉ: Apesar de lutas, conflitos, momentos de aflição, perseguições, confrontos... A Fé em Deus, em Sua Palavra e em Suas promessas nos mantêm no alvo - que é Cristo - e impede que as coisas do mundo e os ataques do inimigo nos fira.
CAPACETE DA SALVAÇÃO: Ter o Senhor Jesus como "Salvador" e crer e confessar que, pelo Seu sacrifício na cruz, somos perdoados e temos o direito de ser filhos de Deus. Ter a Jesus Cristo como"Senhor" significa obedecê-lo, segundo Suas Palavras. Quem tem Jesu como Salvador e Senhor está protegido!
ESPADA DO ESPÍRITO: É a Bíblia, a Palavra de Deus, que serve não apenas como arma de ataque contra as investidas do inimigo, mas que nos dá a "visão além do alcance", para crescermos em tudo e termos discernimento diante das situações!

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4.12)

Há situações que fogem de nossa "vista", de nosso entendimento humano, mas meditar a Palavra de Deus produz em nós uma "visão além do alcance" para que discernemos situações além de nossa própria compreensão!
Por isso a importância e a grandeza que é saber manejar esta Espada! Nela está a Justiça de Deus! É á Palavra, portanto, a verdadeira e real "espada justiceira"!
Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais podemos a nos orientar no Caminho de Cristo! Lembremos que Cristo é o "Verbo que se fez carne" (João 1.14), ou seja: Jesus Cristo é a própria Palavra de Deus que se tornou ser humano! Então, conhecer mais da Palavra de Deus é conhecer mais e mais Jesus (João 5.39)! E, na medida que vivemos segundo a Palavra, estamos tendo um relacionamento de proximidade com Jesus!
Jesus diz (João 14) que os que O amam, guardam Sua Palavra, e estes são aqueles que receberão manifestações especiais de Deus e terão seus pedidos atendidos por Ele!
O mais maravilhoso de tudo é que este "kit" apresentado em Efésios 6 não é fantasia infantil, fábula, nem desenho animado: é a realidade concreta e verdadeira da Palavra de Deus!
Sabemos que "esgrima" é um esporte que é ensinado aos príncipes e nobres, e estes muitas vezes, exercem funções diplomáticas. Nós, filhos do Rei dos reis - príncipes e princesas do Reino de Deus - devemos, também, ser bons "esgrimistas" da Espada do Espírito, manejando com segurança e sabedoria a Palavra de Deus!
"Manejar a Palavra" não é apenas saber algumas "coreografias" de esgrima, mas é saber lutar e se defender! Ou seja: é viver a Palavra a ponto de receber através dela revestimento em autoridade, poder de Deus, dons e frutos do Espírito Santo!
Se a Espada é de dois gumes (Hebreus 4.12), corta dos dois lados: a Palavra é, sim, uma defesa contra ataques, mas é também um instrumento de transformação pessoal do caráter!
Manejar a Palavra é, ao mesmo tempo, usá-la para se defender dos ataques do inimigo e, também, para transformar-se a si mesmo, num processo contínuo e renovado de conversão! E quem agir dessa maneira, receberá a aprovação de Deus!

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade." (II Timóteo 2.15)

Que possamos praticar "esgrima espiritual" cada vez melhor a cada dia, conhecendo e vivendo a Palavra de Deus!
Uma semana repleta de vitórias em Cristo, e que Deus os guarde, ilumine, conduza e abençoe grandiosamente, em Nome de Jesus!
Abração!


0 Comentários em "ESPADA JUSTICEIRA"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10