Carreira profissional: (certo ou errado?)



Saiba como fazer um currículo correto!





O currículo não é apenas um documento burocrático que você apresenta para concorrer a uma vaga. Ele é o seu primeiro contato com a empresa que deseja trabalhar e, mais do que se possa imaginar, o currículo é analisado e observado nos mínimos detalhes. Para não fazer feio, confira algumas dicas preciosas e aumente suas chances de conseguir um emprego.
Uma regra essencial diz que o currículo não pode ter mais que duas páginas. Se o profissional passou por muitas empresas, deve colocar apenas as quatro últimas experiências. Informações repetitivas também tornam o currículo longo e desinteressante.
Se a pessoa desempenhou funções semelhantes em todas as empresas que passou, é preferível colocar esses dados em um resumo de qualificações.


O que deve ser destacado em cada empresa é o cargo ocupado, a data de entrada e de saída e ainda os resultados obtidos. O candidato deve colocar dados concretos que comprovem a sua eficiência.
Termos como dinâmico, pró-ativo, responsável, de confiança, devem ser evitados, pois eles simplesmente não dizem nada, só servem para enfeitar o currículo


Entre os dados pessoais algo que não pode faltar é a idade do candidato. Às vezes, quem tem mais de 40 anos, por exemplo, não coloca a idade por medo disso ser prejudicial. Mas pior é omiti-la. Muitas empresas descartam imediatamente o currículo que não tem a idade da pessoa.
A estética do currículo é outro aspecto muito importante. Como a pessoa ordena as informações pode indicar o seu senso de planejamento e organização. Por isso, se você não quer arriscar, prefira o modelo simples. Evite cores e símbolos no seu currículo.


Algo que poucas pessoas colocam, mas está sendo cada vez mais valorizado, são informações como participações em terceiro setor, prática de exercícios físicos, se é casado, quantos filhos tem. Enfim, coisas que indicam como é a estrutura do candidato fora do trabalho.
Se a pessoa pratica exercícios, tem uma vida cultural, uma família estruturada, tudo isso indica teoricamente que ela é mais satisfeita, tem qualidade de vida, é equilibrada. Mas caso você não tenha esse perfil "arrojado", melhor não colocar falsas informações. Prefira sempre a honestidade.


E muita atenção. Algo que dificilmente é admitido por todos os selecionadores são os erros de português.Fique atento:

*  Só mande foto se isso for solicitado por quem está fazendo a seleção.


*  Não é preciso escrever que se trata de um currículo, muito menos faça isso em latim.


*  Os números dos seus documentos só devem ser fornecidos quando solicitados. Normalmente isso ocorre no momento da contratação


*  Os nomes dos seus pais são informações totalmente desnecessárias.


*  O formato da letra e cor devem seguir o padrão básico. Prefira o preto nos tipos convencionais como Times New Roman e Arial.


*  As características de sua personalidade serão checadas na entrevista ou em uma dinâmica de grupo. No currículo, esses termos não colaboram em nada para o conhecimento do seu perfil profissional.


*  Basta dizer, de forma geral, se seu nível no idioma é básico, intermediário ou fluente.


*  Retire as experiências que não estão relacionadas com sua atuação profissional.


*  Coloque a data de entrada e de saída da empresa e não apenas o tempo em que permaneceu no local.


As informações de sua experiência profissional devem estar em ordem decrescente. Ou seja, seu último emprego ou o atual devem vir no topo da lista.


*  Se as funções desempenhadas em cada empresa forem semelhantes, coloque esses dados no campo de sua qualificação. Prefira destacar os resultados obtidos em cada local em que já trabalhou.


*  Coloque informações sobre suas atividades extras profissionais apenas se elas forem atuais. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado. Se você não tiver o perfil arrojado, prefira o modelo clássico.


Fonte





Espero que tenham gostado das dicas, e que realmente, elas sejam úteis *-*
Desejo a todos uma ótima semana =)
Até a próxima...
Bjs





0 Comentários em "Carreira profissional: (certo ou errado?)"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10