Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?


Por: Carol Albini


Você sabe porque escolheram dia 25 de Dezembro para se comemorar o natal? Será realmente que foi nesse dia que Jesus Nazareno nasceu? Será que é uma data comercial, por causa do 13º? Veja mais abaixo, em poucas palavras, porque 25 de dezembro se comemora o natal.


"Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. A origem da data é essa, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? Os especialistas duvidam.

"Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro", afirma o cientista da religião Carlos Caldas, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar.

Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. "Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro", diz Caldas.

O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno."


Como vimos, Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, mas como não comemoramos o natal no dia correto, podemos até usar esta data, como uma data simbólica, mas que seja comemorado com o sentido real da data, nada de 'Papai Noel', nada de compras, cartões, presentes, peru, leitão, essas coisas... usemos essa data para lembrar o dia em que Jesus nasceu, para unir corações, perdoar... e que Jesus possa nascer em cada coração, não só neste dia, mas em todos os dias do ano!!!


Um Feliz Natal a todos e um super beijo!!!


Espero que tenha gostado...

Caso você queira ajudar essa coluna, com artigos, sugestões ou críticas, até mesmo umacuriosidade que você tem e ainda não desvendou, escreva-me!

falecom.carolzitah@gmail.com

Faça parte deste blog, seja um semeador também, sua participação é muito importante para todos!!!

VISITE NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93532089

0 Comentários em "Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10