A RELIGIOSIDADE DE NOSSO BRASIL... FINAL


Por: Carol Albini


A Paz do Senhor, queridos!!! Eu não queria dizer isso, mas confesso que por alguns instantes obtive uma 'inveja santa' de certos jovens, pertencentes ao SEMEADOR, EVANGÉLICOS COM MESSENGER, JANELÃO GOSPEL e DAVID QUINLAN que se encontraram em São Paulo no Marcha para Jesus 2009. Muito bacana quando há estes encontros e quebramos um pouco as barreiras do mundo virtual. Ainda mais se tratando de um povo evangélico e temente a Deus, o que dá mais segurança. Mas vamos voltar ao assutno da coluna... rsrs Esta é a última postagem da série "A Religiosidade de nosso Brasil, é uma curiosidade". Vamos ver a Região Sul e dar uma passadinha geral por todo o nosso Brasil.


*********************************************************************************

PARANÁ


Ocupa uma área de 199.314 km² Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Paraná tem uma população de 10.284.503 habitantes.


Religião

O censo demográfico realizado em 2000, pelo IBGE, apontou a seguinte composição religiosa no Paraná:

* 76,60% dos paranaenses (7.326.862) declaram-se católicos;
* 16,63% (1.590.378) declaram-se protestantes;
* 4,23% (404.578) declaram-se sem religião, podendo ser agnósticos,
ateus ou deístas;
* 0,64% (61.448) declaram-se espíritas;

* 0,15% (14.084) declaram-se budistas;

* 0,05% (5.169) declaram-se umbandistas;

* 0,02% (2.280) declaram-se judeus.

A Igreja Católica divide-se administrativamente em quatro arquidioceses, Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá, e quatorze dioceses: Diocese de Apucarana, Diocese de Campo Mourão, Diocese de Cornélio Procópio, Diocese de Foz do Iguaçu, Diocese de Guarapuava, Diocese de Jacarezinho, Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Diocese de Paranaguá, Diocese de Paranavaí, Diocese de Ponta Grossa, Diocese de São José dos Pinhais, Diocese de Toledo, Diocese de Umuarama e Diocese de União da Vitória.




SANTA CATARINA


As dimensões territoriais abrangem uma área de 95.346 km² Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Santa Catarina possui uma população de 5.866.487 de habitantes e uma densidade populacional de 61,53 hab./km², de acordo com a contagem populacional e estimativas realizadas em 2007


Evangélicos


É também em Santa Catarina que acontece o maior congresso missionário evangélico do Brasil. Estamos falando do Encontro Nacional de Missões dos Gideões da Última Hora que se realiza todos os anos na cidade de Camburiú. O evento, liderado pelo pastor Cesino Bernardino, recebe, como sempre acontece, centenas de caravanas de todo o país. Estimativas têm dado conta de que mais de cem mil pessoas de diferentes denominações participam anualmente do Encontro.
Apesar de hospedar este grandioso evento, onde trata-se de missões, é um estado que precisa de muita evangelização ainda... podemos ver pelas porcentagens abaixo:


Porcentual de evangélicos na população:

16,6%, o que corresponde a quase 1 milhão de crentes


Municípios com menos de 1% de evangélicos:

Antônio Carlos
Botuverá

Cordilheira Alta

Lindóia do Sul



*********************************************************************************

Alguns resultados em relação à religião segundo o censo de 2000.

"... - a diminuição da porcentagem dos católicos, de 83,8% (1991) para 73,8% (2000); em números absolutos, os católicos aumentam de 121,8 milhões (1991) para 125 milhões (2000); - o aumento da porcentagem dos evangélicos, de 9,05% (1991) para 15,45% (2000); em números absolutos, de cerca de 13 milhões para 26 milhões; - o aumento dos que se declaram “sem religião”, que passam de 4,8% da população (1991) para 7,3% (2000), ou de 7 milhões para 12,3 milhões. "

"As porcentagens indicadas acima valem para o total da população brasileira. Há, porém,
notáveis diferenças por Estado. A porcentagem dos católicos é mais alta no Nordeste (Piauí, 91,3%; Ceará, 84,9%; Paraíba, 94,2%; Maranhão, 83%) ou em Minas Gerais (78,8%) e mais baixa no estado o Rio de Janeiro (57,2%), Rondônia (57,5%) e Espírito Santo (60,9). As porcentagens dos evangélicos são mais altas em Rondônia (27,7%), Espírito Santo (27,5%), Roraima (23,6%), Rio de Janeiro (21%), Goiás (20,8%), Acre (20,4%). As porcentagens de “sem religião” são mais altas no Rio de Janeiro (15,5%), Pernambuco (10,9%), Bahia (10,2%), Espírito Santo (9,7%), Mato Grosso do Sul (8,5%), Goiás (7,9%). "


Uma perspectiva histórico-cultural


"Numa perspectiva histórico-cultural, parece-me significativo que os estados mais católicos pertencem ao Nordeste árido, do interior (Piauí, 91,4% de católicos; Ceará, 84,9%; Paraíba, 84,3%; Maranhão, 83%; Alagoas, 81,9%; Sergipe, 81,7%; Rio Grande do Norte, 81,7%); aqui é o catolicismo popular tradicional, creio, o grande obstáculo à penetração de protestantes ou de outras religiões “modernas”9. Seguem, com uma porcentagem de católicos um pouco mais baixa, os estados do Sul, de migração alemã e italiana (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e o estado d Minas Gerais (formado no século XVIII), tradicionalmente católico. É também significativo que o litoral do Nordeste, onde se desenvolveu desde o século XVII a cultura da cana de açúcar e onde mais cedo entrou um estilo de vida mais livre do que os austeros costumes do catolicismo do “sertão”, representado por Pernambuco e Bahia, e o estado do Rio de Janeiro contem com o maior número dos que se dizem “sem religião” (respectivamente 11%, 10,3% e 15,5%, enquanto a média nacional é de 7,3%).

Quanto à presença de evangélicos, considerando as grandes regiões, é mais forte no Centro-Oeste (19,1%), no Norte (Amazônia, 18,3%), no Sudeste (18,3%); aproxima-se da média nacional no Sul (15,4%) e é nitidamente inferior no Nordeste (10,4). Os estados com maior presença de evangélicos são Rondônia (27,8%), Espírito Santo (27,5%), Roraima (23,7%) Rio de Janeiro (21,1%), Goiás (20,9%), onde se pode ver uma conexão do fenômeno com as migrações recentes (e uma atividade missionária mais intensa dos protestantes do que dos católicos)."

FONTE: Revista de Estudos da Religião, ICP, Wikipedia.


*********************************************************************************

Eu, particularmente aprendi muito sobre como está a religião de nosso Brasil. Se bem que estatística, é algo bem inconstante... mas dando uma passada geral por todos os estados, pode-se notar, que em sua maioria, o número dos evangélicos crescem a cada dia!!! Isso tudo se deve as orações dos justos em prol de nosso País.
Por isso, aqueles que leram, sabem como nosso país está carente e tem um motivo maior para orar por ele, pela salvação de nossa nação.
Faça a sua parte também, evangelizando, tanto o seu vizinho, como o seu amigo virtual.
Quem sabe daqui um tempinho eu não volto e apresento números extraordinários onde o responsável é VOCÊ!


*********************************************************************************

Espero que tenha gostado...

Caso você queira ajudar essa coluna, com artigos, sugestões ou críticas, até mesmo umacuriosidade que você tem e ainda não desvendou, escreva-me!

falecom.carolzitah@gmail.com

Faça parte deste blog, seja um semeador também, sua participação é muito importante para todos!!!

VISITE NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93532089

E faça como a Manu, dê também a sua idéia para esta coluna, no Tópico CURIOSIDADES!
*******************************************************************************

Semana que vem, vamos falar sobre as DIFERENTES DOUTRINAS, uma idéia sugerida por nossa leitora e também semeadora BABI. PARTICIPE DESTA COLUNA VOCÊ TAMBÉM!!!

0 Comentários em "A RELIGIOSIDADE DE NOSSO BRASIL... FINAL"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10