Você que ouviu o louvor acima, pode convidar Rosangela Cristina para cantar em sua igreja ou congresso.

Basta entrar em contato e levar essa levita do Senhor para cultuar a Deus juntamente convosco e, temos por certo, que serão tocados pela unção e pelo mover do Senhor.

Contatos:

Fone: (49) 9992-5202
E-mail: rosinha_foustel@hotmail.com

domingo, 8 de novembro de 2009

Proskuneo



Uma história muito conhecida na bíblia é do encontro de Jesus com a Samaritana, no poço de Jacó (João 4.6-42). A mulher, ao perceber que Jesus é uma "espécie de profeta", ou algum rabino, começa a levantar uma questão teológica-doutrinária sobre locais e formas de adoração. Jesus, quebrando com todos os usos e costumes, ensina à mulher (e à nós) que ADORAÇÃO não é uma doutrina prá ser ritualizada em lugares específicos, mas um estilo de vida para ser vivido em todos os lugares, principalmente dentro de nós. Disse o Senhor Jesus, então:

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4.23-24)

Gosto muito de etimologia, e fiquei muito interessado em saber que, na Bíblia original, em grego, a palvra usada por Jesus neste versículo foi "PROSKUNEO", traduzida por "verdadeiro adorador" para o latim e alemão, posteriormente, para todos os demais idiomas. Mas o que me intrigou foi uma explicação da tradução literal de "proskuneo", que seria: "beijo de cachorro"!!!!

"Beijo de cachorro"??? Como assim??!!

Não entendo muito da estrutura do idioma grego, mas parece que a palavra "proskuneo" apresenta uma idéia bastante complexa, difícil de explicar com uma só palavra. Este conceito, de "proskuneo", seria:

Aquele que adora seu mestre de maneira tão desinteressada e humilde, a ponto de beijar os pés do mestre como faz um cachorrinho de estimação, que adora seu dono não importando as circunstâncias, e que sempre está pronto para render-lhe homenagens o tempo inteiro.

Proskuneo.

Vi alguns cachorros agindo assim. A Tita e a Pretinha, cãezinhos de estimação do Pr. Helmerth - pastor da IBLJ, onde congrego - , são insitentes em estar o tempo todo "rendendo homenagens" aos seus donos! É bonito de ver! Não se importam tanto com receber comida, ou algo mais, mas são sempre muito ativas em buscar atenção dos meus pastores! A outra, Belinha, mais meiga, não "pula" tanto, mas parece que faz qualquer coisa prá ficar no colo dos seus donos! Todos eles "perseguem" seus donos por onde quer que vão e se desesperam quando não os vêm!

Proskuneo.

Será que somos assim?

Será que perseguimos Deus o tempo todo, simplesmente para homenageá-Lo e sentimo-nos felizes só por isso?

Será que fazemos qualquer coisa para estar um pouquinho mais "no colo do nosso Pai", em oração, em adoração...?

Será que sentimos falta d'Ele a ponto de chorar e "raspar a porta"?

Infelizmente, muitas vezes estamos mais preocupados com o que Deus pode nos dar, do que Ele pode SER para nós! Muitas vezes, nos sentimos aborrecidos e entediados por 10min de culto, ou oração... Estamos muito longe de ser "proskuneo"!

Mas a Palavra de Cristo nos dias que Deus BUSCA "proskuneos"! E talvez tenha sido isso que foi preconizado, profeticamente, pelo salmista que disse:

"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos de teu coração!" (Salmos 37.4)

Agradar-se do Senhor é sentir Sua presença com AGRADÁVEL, gratificante e prazerosa! Não querer nada além disso: estar "no colo do Papai"! Ser "proskuneo" é buscar a PRESENÇA DE DEUS acima de qualquer outra bênção! É orar por prazer, o tempo todo! É louvar por prazer o tempo todo! È meditar a Palavra de Deus por prazer o tempo todo! É cultuar ao Senhor por prazer o tempo todo! É AGRADAR-SE do Senhor!

Proskuneo é meu objetivo de vida. Ainda não alcancei, mas corro em direção. Que a cada dia que passa, Deus me permita adorá-Lo em Espírito e Verdade mais e melhor!

Que eu seja HOJE mais "proskuneo" que fui ontem, e menos "proskuneo" que serei amanhã!

De glória em glória, de fé em fé, de passo em passo... Eu chego lá, em Nome de Jesus!

2 comentários:

Pr. Jessé Rodrigues! disse...

Que todos nós sejamos VERDADEIROS ADORADORES...E sem interesses, pois assim como a mensagem lida diz...Que as bençãos nos seguirão quando fizermos de coração; AGRADANDO nos de DEUS!!!
Quero ser "proskuneo"!
Amém.

Fabianno disse...

Ev.Danielson
SEMPRE FUI MUITO FÃ DESSE TEXTO BÍBLICO...E SABIA QUE TINHA ALGO MAIS PROFUNDO NESSE VERSÍCULO. QUE TEXTO MARAVILHOSO. OBRIGADO.
www.fabianno.blogspot.com
Fabianno

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Somos Afiliados



Vale o clique

Léo Brandão
Undertlight
 
Design por Gerson Bruno