Estamos agradando a Deus no namoro?


por Manuela Andrade

Olá pessoal! Estamos juntos mais uma semana para conversarmos um pouco. Há um tempo atrás, escrevi aqui no blog algo sobre o ficar, que infelizmente é a nova sensação do momento, e mais triste ainda saber que os jovens de Deus estão se contaminando com o modismo do mundo. Dessa vez, escolhi um tema que com certeza é de grande interesse da juventude: Namoro!

Mas antes, é importante entender o que é namoro:
O namoro é a fase importante que sempre permite que se observe e se conheça mais sobre aquela pessoa especial a quem se está considerando como um possível companheiro. É algo que deve ser levado a sério, é a confirmação de que aquela pessoa é a escolhida por Deus e por nós para ser o nosso companheiro para toda a vida. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

Que tipo de namoro o jovem está tendo na atualidade? Será que está agradando o coração de Deus? Vejamos essas dicas:

1º Forme um triângulo amoroso:
Triângulo amoroso??? Pode parecer estranho não é? Calmaaaaaa, vou explicar: Namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro. Os jovens namorados devem orar juntos e estudar a palavra de Deus, ou seja, ter um momento de comunhão com o Senhor.

2º Evite o contato físico excessivo:
As chamas da paixão freqüentemente são avivadas pelo contato físico íntimo até o ponto em que nenhuma pessoa quer parar. Muitos homens e mulheres tem pensado que poderiam se conter em certas circunstâncias, mas perderam sua pureza num momento de fraqueza. "Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?" (Provérbios 6:27-28). A Bíblia é clara sobre o fato que ter relações sexuais antes do casamento é pecaminoso "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se." (I Corintios 7:9). A prudência no namoro nos ajudará a evitar os trágicos erros e pecados que podem danificar seriamente nossas oportunidades de futura felicidade nesta vida, e na eternidade.

3ºEvite namorar com pouca idade:
Por causa do principal propósito do namoro, isto é, encontrar um companheiro, é um erro começar a namorar muito cedo. Tal prática meramente coloca meninos e meninas em situações para as quais não estão preparados. Os pais dos jovens não deveriam permitir-lhes namorar enquanto não amadurecerem suficientemente para entender as responsabilidades do namoro. Assim que uma criança vai chegando a adolescência, começa a ser impulsionada pelo desejos da mocidade. Passa a ser influenciada pelos colegas, só que todos esses desejos podem ser controlados, se o jovem for convertido, gostar de ler a Bíblia, freqüentar os cultos na Igreja etc.

4º Namore pensando em casar:
Tem sido observado que geralmente casamos com alguém que namoramos! Por essa razão, os homens e as mulheres precisam agir com cuidado no namoro. Olhar para o caráter da pessoa que namoramos, em vez de ver somente sua aparência física, pode ajudar a garantir a escolha de um bom parceiro.

5º Não namore por namorar, ou para passar o tempo, ou porque está sozinho:
Namoro não deve jamais ser um passatempo, mas o inicio da procura de uma companheira(o) para a jornada da vida. Vale a pena lembrar que jovem cristão deve pedir a confirmação de Deus para o namoro, se o namoro é ante-sala do casamento como seria um namoro sem a confirmação de Deus?

6º Obedeca aos seus pais:
O namoro é bem sucedido quando há a aprovação daqueles que nos amam, assim como nossos pais, que só querem nosso bem. Um namoro desobediente não tem a permissão de Deus.Não podemos esquecer que a obediência aos pais independe se são crentes ou
não. Deus concedeu a eles o papel de cuidarem de sua vida, isso os torna dignos de seu respeito e obediência.

7º Cultive o romantismo:
A convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento. Devemos valorizar as pequenas coisas e fazê-las. Ser romântico ajuda você a se sentir amado. Ser romântico é colocar o outro acima de você mesmo. Isto é amor!

8º Não deve namorar com descrente :
Iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. Mesmo pessoas que freqüentam igrejas, podem não levar o relacionamento com Deus a sério. " Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?" II Coríntios 6:14 e 15
"Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" Amós 3:3

Lembre-se:

*somos luz do mundo e o namoro do cristão é diferente do mundo.
*tudo que fizer deve glorificar a Deus(I Corintios 10:31) - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.,
e com ordem e decência (I Corintios 14:40) - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
*Valorize-se não se vulgarize como mercadoria barata.
*Sempre verifique se é amor ou paixão

Palavra pra você!

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra." (Sl. 119.9).

"Filho meu, atende à minha sabedoria; inclinam teu ouvido à minha prudência; para que observes a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento. Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno..." (Pv. 5.1 a 12).

Meus amados irmãos e amigos, espero ter contribuído para a sua vida com essa mensagem. Fiquem na graciosa Paz do Senhor! Até a próxima semana!

2 Responses to "Estamos agradando a Deus no namoro?"

  1. Manu: muito importante este assunto abordado! Aqui na IB Leão de Judá, há uma espécie de "protocolo" para namoros:
    1)Adolescentes NÃO namoram!
    2)Quando uma pessoa (jovem ou adulta) se interessa pela outra, conversam com o pastor e o pastor ora e determina um "prazo de oração", no qual os candidatos a futuro casal não estarão namorando, mas orando a Deus pedindo confirmação.
    3)A família dos candidatos a futuro casal são informados do "período de oração".
    4)Passado o "período de oração" estabelecido pelo pastor, se realmente houve confirmação de Deus, e a bênção da família e do pastor, o casal começa a namorar dentro dos moldes morais cristãos: sem fornicação, nem intimidade demais.
    O namoro serve para conhecimento mútuo e preparação para o casamento.
    Bem interessante este "protocolo" daqui... Tem funcionado!
    O que tu pensas sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o "protocolo" O que me chamou mais atenção foi a questão dos adolescentes não namorarem!Seria muito bom que todas as igrejas tivessem esse mesmo pensamento da IBLJ. Pois, como disse no texto, é necessário uma certa maturidade e infelizmente muitos levam o namoro na brincadeira.Deus quer decência e ordem, principalmente de nós cristãos que devemos dar o exemplo. Essa etapa é essencial e considero a forma de organização de vcs um exemplo a ser seguido em nosso meio!Muito interessante!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS