Missões



por: Ana Eliza


Olá moçada!! Por falhas técnicas (faltou net na cidade quase toda...¬¬) eu estou postando essa semana na terça-feira. Não poderia deixar de postar, então atrasei um pouco. Espero não ser despedida [=P]! Hoje vamos falar da Colômbia, um país onde a maior parte das pessoas se dizem cristãs, mas há perseguição... Não, eu não estou doida, e nem os dados estão errados. É isso mesmo. Quer saber mais? Vamo lá...






Colômbia





Dados gerais

Capital
Santa Fé de Bogotá
Governo
República Unitária, chefiada pelo presidente Álvaro Uribe Vélez desde agosto de 2002
População
44,4 milhões (77% urbana)
Área
1.138.914 km2
Localização
Noroeste da América do Sul
Idioma
Espanhol
Religião
Cristianismo 98%, outras 2%
População cristã
40,6 milhões (católicos e protestantes)
Perseguição
Alguns problemas
Restrições
Há liberdade de culto. A evangelização e a conversão religiosa são permitidas, com excessão entre os grupos armados ilegais










Localizada na América Latina, a Colômbia caracteriza-se por suas densas selvas e por uma atmosfera tropical. É conhecida por dois produtos: o café e a cocaína.

Quase a totalidade dos colombianos é constituída de eurameríndios, europeus ibéricos e eurafricanos. Uma pequena parcela é de ameríndios. A maioria da população é alfabetizada, cerca de 30% tem idade inferior a 15 anos e três quartos vivem em zonas urbanas. Bogotá, a capital do país, é a cidade mais populosa, com 6,7 milhões de habitantes.

A Colômbia tornou-se independente da Espanha em 1819, quando era parte da Grã-Colômbia. Tornou-se um Estado separado em 1831. Disputas políticas, a atuação da guerrilha marxista e a indústria do narcotráfico contribuíram para criar mais de um século de distúrbios civis e conflitos armados.

Em 1995, o país instituiu uma lei contra a lavagem de dinheiro, mas nunca alguém foi condenado e, pior que isso, os narcotraficantes têm se adaptado à pressão do governo e trocado seu estilo de vida de ostentação por um de caráter mais discreto. O país é o maior produtor do mundo de coca e derivados, com uma produção média de 545 toneladas de cocaína pura por ano.

Além do problema da droga, existe também o conflito armado das guerrilhas de esquerda. A Colômbia tem um dos conflitos de guerrilha mais duradouros do hemisfério ocidental.

Desde 1995, foram gastos 16,5 bilhões com o conflito armado. Um relatório do Ministério afirmou que em 2005, foram gastos 17,5 milhões por dia com a guerra.

Enquanto isso, o orçamento do governo para ajudar as pessoas desalojadas só cobre 25% da necessidade. Há entre 1,8 a 3,8 milhões de pessoas deslocadas dentro do país - o segundo maior índice do mundo (perde apenas para o Afeganistão). Mais de 300 mil pessoas fugiram para países vizinhos. Grande parte da atividade guerrilheira é financiada pelo narcotráfico.

Com a incapacidade do governo de anular ou pelo menos amenizar a ação dos guerrilheiros, forças paramilitares de direita (exércitos particulares) espalharam-se rapidamente e deixaram sua atitude defensiva, adotando uma postura ofensiva. Tais exércitos paramilitares continuam a se fortalecer e a realizar vitoriosas operações contra as bases da guerrilha esquerdista. Eles atuam principalmente em áreas carentes de qualquer proteção militar ou policial.

Dentro desse contexto, os cidadãos colombianos são os que mais sofrem. O país tem sido marcado profundamente pelos constantes conflitos e é conhecido como um dos mais violentos do mundo: 47 pessoas são assassinadas por dia. Em 2001, o país foi considerado a capital mundial do seqüestro. Apesar dessa situação, somente 0,5% dos crimes são punidos devidamente.

Relatórios da UNICEF revelam que 14 mil crianças estão arroladas nos grupos armados ilegais, 15% das quais são meninas. Desse total, 80% fazem parte de forças rebeldes.

Grupos paramilitares já expulsaram milhares de camponeses de suas terras a fim de liberar o campo para a batalha. Com isso, cria-se um grande êxodo de desabrigados em direção às cidades, onde um novo ciclo de pobreza e violência é iniciado.

A Colômbia é dominada pela Igreja Católica. Apenas uma pequena parcela da população - cerca de 2% - é atéia ou não professa nenhuma religião. Algumas das tribos indígenas ainda preservam suas práticas religiosas tradicionais e há pequenos grupos muçulmanos, judeus e bahaístas.



A igreja


A primeira diocese católica foi estabelecida na Colômbia em 1534, enquanto os primeiros missionários protestantes chegaram ao país em 1825. Hoje, os protestantes compreendem 18% da população do país e os católicos 80%. Em 1953, um "tratado de missões" deu direitos exclusivos de evangelização no país às ordens missionárias católicas. Mais tarde, esse tratado foi revogado e a constituição de 1991 eliminou a posição privilegiada da Igreja Católica na sociedade, concedendo maior liberdade às minorias religiosas.

Apesar das disputas entre as diferentes tradições, o cristianismo continua a ser uma força significativa na vida colombiana. O trabalho agressivo de evangelização tem ajudado a Igreja a crescer mais ainda. Pesquisas recentes indicam que a instabilidade do país tem levado os colombianos a reavaliar suas crenças religiosas, o que acaba por gerar um novo temor a Deus, quaisquer que sejam suas doutrinas. Mesmo a guerrilha tem sido alcançada pelo evangelho. Um bom número de guerrilheiros convertidos e desertores agora estão empenhados em levar a Palavra de Deus a todos ao seu redor, especialmente aos seus antigos companheiros.



A perseguição
O crescimento da Igreja é significativo. As guerrilhas, os cartéis do narcotráfico, o corporativismo corrupto do governo e as religiões tradicionais continuam a testar a fé dos novos convertidos. Aqueles que se convertem são considerados traidores, e alguns são assassinados. Missionários são ameaçados, seqüestrados e às vezes mortos. Muitos cristãos são martirizados por assumirem posições contrárias ao crime.

A Igreja evangélica da Colômbia é formada por cinco milhões de membros, dos quais 20%, um milhão, formam a Igreja Perseguida. Quinhentos mil cristãos perseguidos vivem entre os desalojados (campos de refugiados ou abrigos) em extrema pobreza. Os outros 500 mil vivem em áreas de conflito controladas pelos grupos armados ilegais. Estatísticas do Conselho Evangélico de Igrejas da Colômbia indicam que mais de 400 igrejas já foram fechadas, e cerca de 150 pastores foram assassinados pelos subversivos desde 1998.

Após o fracasso dos acordos de paz entre governo e guerrilhas, os rebeldes se recusaram a sair da região. As igrejas continuaram fechadas e a pregação do evangelho, restrita.



Propósitos de oração


1. A Igreja sofre terrivelmente nas mãos dos narcotraficantes. Ore para que o evangelho penetre de forma relevante na indústria do narcotráfico, permitindo que os líderes de cartéis se convertam e abandonem o comércio ilegal.

2. A nação é marcada pela violência e pelo crime organizado. Ore para que um reavivamento cristão permeie todo o país, permitindo um abrandamento das tensões.

3. Evangelistas e líderes cristãos são ameaçados e assassinados. Ore para que eles tenham proteção contra narcotraficantes e guerrilheiros, e para que mantenham sua constante ousadia para pregar o evangelho.






Pois é, gente... Viram que nem é sempre o governo que impõe a perseguição? Ela pode vir de várias formas, como conflitos. Você pode orar para que vias sejam alcançadas mesmo com esse clima de guerra constante. Adote a Colômbia em suas orações. O tráfico, a miséria a violência, tudo isso pode acabar. Tudo pode ser mudado pelo poder da oração. Ore por esse país. Ele precisa de você.
Aproveitando os meus minutos de fama [=P], quero aqui pedir desculpas ao Eliezer, porque eu sei o quanto ele se esforça pra manter esse blog em ordem... E às vezes acontecem coisas que não podemos resolver.
Bom, em nome de Jesus eu volto semana que vem!! \o/ Fiquem todos na gloriosa Paz do Senhor Jesus!


1 Response to "Missões"

  1. Que lindo!!! Eu ganhei esse DVD do PORTAS ABERTAS e realmente é muito lindo!!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10