Missões


por: Ana Eliza


Olá amores! Espero que esteja todo mundo bem, e animados com esse feriadão... ô beleza, ein?? rs! Aqui no Blog não tem feriado! Todo dia é dia de se informar! E não podemos, nem em feriado, nem em dia nenhum esquecermos dos cristãos que estão sofrendo, em países que neste momento estão de olho em cristãos. Às vezes a gente sente vergonha de passar perto de um amigo com uma Bíblia na mão, em um país livre... Enquanto cristãos que são pegos com Bíblia são até mortos... Existem países que você ao menos ouviu falar, mas o Corpo de Cristo está sofrendo perseguição por amor ao Evangelho. Eu sempre falo aqui de países com perseguição porque são os países que os missionários menos querem ir, as pessoas menos conhecem, e são a parte da igreja que muitas vezes é esquecida por nós. Alguém aqui, por exemplo, conhece a Eritéia? Se a resposta for negativa, conheça e apaixone-se pelos seus irmãos de lá.





Eritéia









Dados gerais

Capital
Asmara
Governo
Governo de transição, chefiado por Isaías Afworki desde junho de 1993
População
5 milhões (20,8% urbana)
Área
121.320 km2
Localização
Leste da África
Idiomas
Afar, árabe, tigrínia e idiomas cuxitas
Religião
Islamismo 50%, cristianismo ortodoxo 30%, catolicismo romano 13%, outras 5%
Perseguição
Opressão
Restrições
Grupos religiosos precisam de autorização do governo para se reunir e praticar suas atividades





A Eritreia divide-se em quatro principais regiões fisiográficas: a planície costeira do mar Vermelho; o planalto centro-sul, que forma o núcleo do país; as colinas das áreas norte e centro-oeste; e os amplos planaltos ocidentais.

Ex-colônia italiana, a Eritreia foi ocupada pela Inglaterra em 1941. Em 1952, as Nações Unidas resolveram transformá-la em uma entidade autônoma federada à Etiópia. Entretanto, dez anos depois, o imperador da Etiópia Haile Selassie decidiu anexá-la ao território etíope, dando início a uma luta armada que durou 32 anos.

A independência veio logo depois da derrota do sucessor de Haile Selassie, Mengistu Haile Marian. Em 1993, em um referendo apoiado pela Etiópia, o povo eritreu votou quase que unanimemente em favor da independência, deixando a Etiópia sem saída para o mar.

A Eritreia saiu de sua demorada guerra de independência em 1993 somente para mergulhar mais uma vez em guerra, primeiro com o Iêmen e depois, de forma mais devastadora, com sua velha adversária, a Etiópia.

Em novembro de 2007, uma comissão internacional delimitou a fronteira entre a Eritreia e a Etiópia. O governo eritreu aceitou, mas o etíope não. Por conta disso, a ONU ordenou que tropas de paz ficassem na região até junho de 2008.

A Eritreia cortou o fornecimento de combustível para as tropas da ONU, forçando-as a sair. Pouco tempo depois de deixarem o país, tropas eritreias iniciaram uma batalha contra forças do Djibuti na fronteira entre os dois países.


A Igreja

Os cristãos são basicamente ortodoxos, e quase inteiramente da etnia tigrinia. As igrejas evangélicas estão crescendo, mas são limitadas em recursos para treinamento e evangelismo.

O medo que o governo tem do extremismo islâmico e dos evangélicos praticamente acabou com projetos e ajuda de ONGs internacionais, e também restringiu a entrada de obreiros cristãos.





Perseguição


Os cristãos estão sofrendo a pior perseguição de toda a história da Eritreia.

A Constituição de 1997 provê liberdade religiosa, no entanto, ela ainda não foi implementada. Assim, não é permitida a distribuição de Bíblias no Exército e nas escolas. Desde setembro de 2001, foi suspensa definitivamente toda impressão de materiais religiosos (papeis e livros devocionais ou particulares etc.).

Desde maio de 2002, todas as igrejas evangélicas estão fechadas por ordem do governo e precisam de autorização para funcionar. A prática de prender aqueles que se reúnem ou exercem qualquer outra atividade religiosa sem a autorização do governo já causou a prisão de mais de dois mil cristãos. Eles são mantidos em condições desumanas, presos em contêineres de metal ou em celas subterrâneas.

Os evangélicos não têm personalidade jurídica (não podem sequer tirar uma Carteira de Identidade!) e, até agora, os registros para suas igrejas não foram concedidos. Atualmente, a igreja evangélica reúne-se ilegalmente nas casas. O governo controla as escolas que eram cristãs e reluta em registrar outras



Entre 2008 e 2009, foram registradas as mortes de quatro cristãos nas prisões do país. Azib Simon, 37 anos, morreu de malária no Centro de Treinamento Militar Wi'a em agosto de 2008. Mogos Hagos Kiflom, 37, e Mehari Gebreneguse Asgedom, 42, morreram prisão militar de Mitire. Ambos, em consequência da tortura que sofreram.



Motivos de oração


1. Ore para que as restrições ao trabalho das ONGs estrangeiras sejam suspensas, e que seja mantida a harmonia entre as comunidades étnicas e religiosas.

2. Ore para que os cristãos sejam fervorosos por Jesus e causem um impacto significativo em sua nação e além dela.

3. Ore pelos líderes da Igreja, para que eles tenham sabedoria em pastorear o rebanho. Agradeça ao Senhor pelos líderes e membros fieis.

4. Ore por união entre as denominações cristãs da Eritreia e também pelo seu crescimento espiritual.

5. Ore para que o governo seja correto e justo, e que trate todas as religiões com igualdade e justiça.

6. Ore pelas finanças de cada congregação. Os líderes precisam ser pagos, templos precisam ser mantidos e eles têm uma grande responsabilidade de cuidar das famílias dos membros que estão no serviço militar. 






Pois é moçada... Imagine você preso, em um contêiner, sem condição nenhuma de higiene, nem iluminação, nem alimentação, em um lugar onde o clima é de deserto (de dia muito quente, de noite muito frio), sozinho... Agora imagine que isso está acontecendo, nesse momento, com seus irmãos em Cristo nesse pais, Eritéia. Aconteceu alguma coisa aí? Uma vontade de orar, de fazer alguma coisa? Se sim, ore e clame por eles, se não, ore e clame do mesmo jeito. Quando um membro é machucado, todo o corpo sofre junto. Não abafe de seu coração o amor pelas vidas nesse país, e pelas almas que não estão sendo alcançadas por causa da dura perseguição... Ore. Faça missão.


E hoje eu gostaria de deixar algo em especial. Uma letra de musica, do PG, chamada Herói Oculto. Não fique oculto por muito tempo! Não despreze seu chamado!!


PG - Herói oculto
O mundo ainda não o conhece
Nem imaginam a história
Que você vai escrever
Pros homens um herói ainda oculto
Mas o tempo irá marcar
Seu nome junto à Deus

Olhe no espelho e veja
Sua imagem reflete o herói que Deus escolheu
Não despreze, obedeça o chamado
O profeta desta geração é você


O espírito do senhor Deus está sobre mim
Porque o senhor me ungiu para pregar
As boas novas aos quebrantados
Enviou-me a curar os quebrantados de coração
A proclamar libertação aos cativos
E a por em liberdade os algemados
Em lugar de vossa vergonha
Tereis dupla honra
Em lugar da afronta
Exultareis na vossa herança
E tereis perpétua alegria



Agora que o recado está dado, espero que ele toque em você. O clamor é urgente!


Até semana que vem, se Deus quiser!!!

0 Comentários em "Missões"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS