"Jesus: Um Exemplo de Jovem!"





Texto base: Lucas 2:42-52.


A fase da juventude é sempre vista como uma época complicada, mas deve ser encarada normalmente, como as outras fases da vida. Em todas as etapas da vida, enfrentamos mudanças com as quais devemos nos adaptar. Devemos entendê-la como um processo normal do indivíduo, em direção à maturidade. O ser humano tem diversas possibilidades de aprendizagem em sua vida e em todas as fases ela se dá de maneira diversificada.

Hoje, vamos enfatizar a vida de um jovem que deve servir de exemplo para a nossa juventude, que está a cada dia que passa está perdendo seus valores, sendo levados pelas armadilhas do inimigo, sem algum respeito mútuo e reciprocidade. Este jovem a que me refiro é Jesus! Vamos relembrar um pouquinho da época de sua adolescência e juventude!

Sabemos que a adolescência e juventude são uma fase em que todas as transformações são muito rápidas no ser humano (físicas, emocionais, intelectuais e espirituais. Com Jesus não foi diferente, Ele também teve a sua adolescência e juventude. A bíblia nos conta um episódio da adolescência de Jesus, que vamos analisar detalhadamente.


1. Jesus em sua juventude freqüentava os cultos.

Desde a infância, era costume Jesus ir aos cultos com seus pais, que lhe ensinaram desde cedo a adorar ao Pai!

O versículo 40 diz que Ele crescia debaixo da sabedoria e graça de Deus.

(Lucas 2:40) - E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Antes de completar doze anos o filho só podia freqüentar os cultos na sinagoga, e era hábito dos pais levarem os filhos à sinagoga. Quando completou doze anos Jesus foi ao templo.

O adolescente e o jovem além de ter suas atividades do dia-a-dia, como estudar, jogar bola, passear com os colegas, deve ter como prioridade o culto ao Senhor.

2. Jesus em sua juventude gostava de conversar

(Lucas 2:46) - E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

É muito comum encontrarmos pessoas dizerem que o adolescente na época da puberdade sem emudece. Não é preciso ser assim. Pode um adolescente se integralizar com outros da mesma idade, porém é de sua importância que o mesmo venha se interessar em dialogar com os mais velhos. Vejamos como pode ocorrer isso:

- Saber ouvir:

Muitos adolescentes não sabem ouvir os outros, desprezam a sabedoria e a troca de conhecimentos. Mas é importante lembrar que como jovens, estamos em fase de troca de experiências e como adolescentes, em formação do caráter, o ouvir deve ser priorizado!

- Saber perguntar:

Tem um ditado que diz assim: quem tem boca vai a Roma. Jesus, não estava perdido, embora seus pais pensavam que Ele havia se perdido. A melhor forma de começar um diálogo é perguntando, interrogando, não se limite, tire suas dúvidas, pergunte aos pais, tios, pastores, enfim, pergunte tudo mesmo! Talvez você está pensando se Jesus era como você... Não tenha dúvida que sim. Ele era homem, tinha suas necessidades, brincava quando criança. Jesus, diferente de Samuel, não foi criado dentro do templo, pelo contrário, foi criado com seus pais.Ele era um adolescente como você, o que Ele talvez é diferente de muitos adolescente hoje é que Ele sabia ouvir e perguntar.


3. Jesus em sua juventude se envolvia com as coisas de Deus.

Quando sua mãe e seu pai o encontraram manifestaram a preocupação. Que é isso que fizeste conosco? Jesus dá a resposta mais profunda que se possa ouvir da boca de um adolescente: Me convém cuidar das coisas do Pai celestial.

(Lucas 2:49) - E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?

Adolescentes e jovens que estão nos acompanhando, a vida é bela porque foi dada por Deus, e Ele deseja que a vivamos felizes. O que ocorre, é que o mundo vem mudando cada dia, e estas mudanças são para pior. Salve-se quem puder!!!
Para o adolescente nos dias de hoje, a salvação é se envolver nas coisas de Deus .Paulo, em sua carta aos Colossenses, disse assim: Pensai das coisas que são de cima, e não nas coisas que são da terra. (Cl. 3:2).

Precisamos cada dia mais:

- Participar da escola bíblica: A diferença da escola dominical para a escola secular, é que nela você tem instrução para toda a eternidade, enquanto na secular só te prepara para esta vida, profissionalmente e socialmente.

- Nos envolvermos na evangelização: Um garotinho que se converteu ainda na adolescência, tornou-se um grande ganhador de almas: Charles Haddon Spurgeon aos 15 anos, ocorreu seu verdadeiro encontro com Jesus. Como pregador batista reformado, aos 16 anos, em 1851, pregou seu primeiro sermão; no ano seguinte tornou-se pastor de uma igreja batista em Waterbeach. Precisamos acordar jovens e buscar mais almas pra Jesus!


4. Jesus em sua juventude obedecia aos pais:

No mesmo livro de Lucas, no versículo 51 diz:

(Lucas 2:51) - E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.

Devemos acabar com a idéia errônea que adolescentes são terríveis(ou os chamados aborrecentes). Querido adolescente, Jesus foi um adolescente como você, teve todas as mudanças em seu corpo, pois Ele era humano, porém o que marcou a adolescência de Jesus, foi a sua submissão aos pais. Estamos vivendo uma época em que a rebeldia tem se aumentado cada dia mais e a total perda de valores na sociedade.

Vejamos os tipos de rebeldia mais comum:

- Adolescentes respondões: é humilhante para os pais que tanto fez por você, vê-lo agredir com palavras. Você pode perguntar, interrogar, mas não responda para seus pais.

- Adolescentes desobedientes: quantas vezes os pais dizem não e toda a sua autoridade não é respeitada! O horário de chegar em casa é desobedecido, O salmista diz assim:

Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores... (Sl. 1:1).


Deus escolheu você adolescente e jovem, não tenha dúvida disso. Você está disposto a pagar o preço por amor ao Senhor?O maior preço sempre será o amor. Leia esta ilustração:

Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito.

Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:
* Cortar a grama do jardim: R$3,00
* Por limpar meu quarto esta semana R$1,00
* Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00
* Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00
* Por tirar o lixo toda semana R$1,00
* Por ter um boletim com boas notas R$5,00
* Por limpar e varrer o quintal R$2,00
* Total da dívida R$16,00

A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa.
Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
* Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - Nada
* Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - Nada
* Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - Nada
* Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - Nada
* Por comidas, roupas e brinquedos - Nada
* Por limpar-te o nariz - Nada
* Custo total de meu amor - Nada

Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.

Olhou nos olhas da mãe e disse:

"Eu te amo, mamãe!!!"

Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:
"Totalmente pago"

Assim somos nós adultos, como crianças, querendo recompensa por boas ações que fazemos.

É difícil entender que a melhor recompensa é o Amor que vem de Deus.
E para sorte nossa é Grátis.
Basta querermos recebe-lo em nossas vidas.




"Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer". Eclesiastes 11.9 (NTLH).







1 Response to ""Jesus: Um Exemplo de Jovem!""

  1. Enquanto o mundo oferece vários caminhos de desvio da santidade, precisamos nos manter firmes, iluminando a Palavra de Deus em contraponto a tudo isso! Fico feliz com estes textos! Espero que professores de escola bíblica e líderes de jovens possam ter acesso a estes, e se inspirarem...!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10