Será que isso é amor fraternal???



PRECONCEITO... SERÁ Q EXISTE EM NOSSO MEIO?
Por Manuela Andrade
Olá, a graça e a paz do Senhor seja convosco!No mundo em que se vive hoje, nos deparamos com muitas situaçoes constrangedoras e tristes, uma delas é o preconceito. Muito diferente do que muitos pensam, esse problema vai além do que se pode imaginar, ou seja, está presente cada dia mais nas nossas igrejas, com o próprio povo de Deus.
Antes de iniciar nossa conversa, é importante saber o conceito de preconceito.

"Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual".(Origem: Wikipédia)
Pode-se preceber que o preconceito é decorrente de um esteriótipo criado pela sociedade nos dias atuais, que exclui o indivíduo que não corresponde àquilo que o mercado, a mídia estão pedindo. Consequentemente, é algo q corrói, machuca profundamente, maltrata as pessoas.

O Brasil, um país que tem tanta diversidade étnica, religiosa e cultural, infelizmente ainda existe muito preconceito. Já foram criadas leis que determinam que todo e qualquer tipo de preconceito no país, é considerado crime. Ao que consta, até mesmo estrangeiros residentes no país são protegidos por lei. Então, porque ainda existe preconceito?


Vamos entender alguns tipos de preconceito que estão presentes em nossa sociedade:

PRECONCEITO RACIAL – é o tipo de preconceito em relação à cor da pele: o branco que se acha melhor do que o negro,ou vice-versa.Índios que são massacrados por brancos, etc. Foi por pensar desta forma que o grande ditador alemão Adolf Hitler exterminou, durante a Segunda Guerra Mundial, milhões de judeus e outras minorias tidas como inferiores à raça alemã. Lamentavelmente muitos que se dizem cristãos carregam dentro de si este tipo de preconceito. Ouvi um desses “cristãos” afirmar que, ao entrar no céu, todos os negros passarão por um processo de embranquecimento. Que ignorância!

PRECONCEITO SOCIAL – Esse preconceito está presente entre ricos e pobre, entre homem e mulher etc. O pobre que é considerado um atraso para a sociedade burguesa, que é explorado fisicamente e massacrado psicologicamente pelos donos do poder, que não tem direito à terra (a não ser alguns palmos no cemitério por durante seis anos), que não pode usufruir o que a feroz propaganda lhe oferece pelos meios de comunicação. Este tipo preconceito se faz presente ainda na suposta superioridade do homem em relação à mulher. Esta, que historicamente serviu apenas para gerar filhos, continua subestimada pelo homem: “esquenta a barriga no fogão para esfriar na pia”. Enquanto que o homem, o “senhor homem”, reina em sua “majestade machista”, inclusive em algumas igrejas.

PRECONCEITO LINGÜÍSTICO – é o tipo de preconceito relacionado ao padrão de língua que se fala. A pessoa sente-se superior pelo fato de falar “mais bonito”. Dizer-se, por exemplo, que “as mulheres são bênçãos de Deus” é mais “chique” do que falar que “as muié ou mulé é bênça de Deus”. Este tipo de preconceituoso costuma rir do oxente nordestino, zomba do uai mineiro, e caçoa do tchê gaúcho. E quantos irmãos não são ridicularizados por sua simplicidade lingüística?

PRECONCEITO ESPIRITUAL – é o tipo de preconceito que se observa em nossas igrejas. Por exemplo, alguns pentecostais que se acham mais santos dos que os tradicionais, ou alguns destes que crêem ser mais fiéis a Deus do que os primeiros. Muitas pessoas que têm o dom de língua, menosprezam os demais, crendo que pelo fato de “falar a língua dos anjos” são mais poderosos, pode amarrar o diabo com mais facilidade. A irmã que usa saia rachada é impura; a outra que apara o cabelo, é mundana; o irmão que usa cavanhaque é profano; o outro que veste a roupa da moda, é irreverente. Muitos crêem ser os donos da verdade. Se o outro não se veste como ele (como o preconceituoso), se não dá glória igual a ele, se não ora como ele, está na carne. É preciso que haja sempre um mundano para que ele se sinta santo. Se alguém cai na fé, há no íntimo dele uma espécie de regozijo não manifestado ou disfarçado, algo do tipo: “Viu só? Ele pecou e eu não”!
Deixemos, pois, que Cristo arranque de nossos corações todos esses males!


Infelizmente, isso está sendo infiltrado no nosso meio. Para isso, a palavra de Deus é bem clara:

Se dissermos que amamos a Deus e não amamos o nosso próximo,somos mentirosos...
Pois a unica forma de demosntrar o nosso amor por Deus é amando o nosso proximo. Pois foi para isso que ele veio, foi por eles que ele se entregou na cruz do calvario...Por amor a mim,por amor a você!


Se dizemos que amamos,não podemos ser preconceituosos...
Por que amor é Deus, e a forma de expressar o nosso amor por ele,
É amando o nosso próximo..
Então.. Como podemos ser preconceituosos, se dizemos que amamos o nosso próximo?
Ou como podemos amar o nosso próximo se somos preconceituosos..?
O preconceito é a ausência do amor de Deus...
Por que quando amamos a Deus, queremos expressar o nosso amor por ele,
Amando e protegendo as suas ovelhas..
Não nos importando em que condições elas estejam vivendo,afinal de contas Deus veio para que os precisam de ajuda!
O preconceito nos faz julgar as pessoas, enquanto na verdade podíamos é estar ajudando-os.
O preconceito nos faz pensar que somos melhores,quando na verdade perante Deus somos iguais..
Amar a Deus é acima de tudo amar o nosso próximo;
Não fazendo distinção de pessoas..
Se existe algo a ser mudado,devemos os convencer através do Amor a necessidade de uma suposta mudança..
Não os condenar por uma escolha aparentemente errada!


O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.

Não seja preconceituoso,pois diante de Deus somos exatamente iguais
ESPERO QUE TODOS REFLITAM!!!!!!!
ABRAÇOS! ATÉ A PRÓXIMA!

0 Comentários em "Será que isso é amor fraternal???"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10