QUEM SOU EU???



Que a Paz de Cristo Jesus esteja contigo!
Este é meu primeiro texto integrando essa abençoada equipe do blog “O Semeador”...
Estou muito feliz pelo privilégio, grato a Deus e louvando Seu Santo Nome pela vida dos irmãos Eliézer, Carol e Manuela, que me concederam esta oportunidade tão linda!
Agradeço, também, à minha autoridade espiritual, o Pr. Helmerth Neiva, da Igreja Batista Leão de Judá, de Palmeira das Missões – RS, que me deu a sua bênção e a sua cobertura espiritual para falar da Palavra de Deus neste espaço.
O que me faz pensar: quem sou eu para falar da Palavra de Deus?
Quem sou eu para ministrar?
Afinal, não cursei teologia, nem fiz nenhum seminário de formação... Não sou pastor!
(numa outra oportunidade, falo a respeito de minha formação...)
Aliás, que legitimidade teria a equipe do O Semeador?
Aproveito estes questionamentos, e este primeiro espaço, para compartilhar com os leitores de O Semeador algumas reflexões a respeito de igreja e ministério, à luz da Bíblia.
Consideremos que a estrutura da igreja que temos hoje nem sempre foi assim!
Hoje, a igreja está repleta de características agregadas de costumes humanos, organizada em torno de fundamentos institucionais cheios de tradições, mas que no princípio não era assim...
Jesus foi um ferrenho crítico da rigidez estrutural da religião... Mas mesmo antes d'Ele, já temos muitos relatos... Cito um no livro de Amós:

“E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou de seguir o rebanho, e o SENHOR me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel. Agora, pois, ouve a palavra do SENHOR: Tu dizes: Não profetizes contra Israel, nem fales contra a casa de Isaque.”(Amós 7.14-16)

Nos tempos de Amós, a estrutura eclesiástica exigia que os ministros pertencessem a uma espécie de colegiado... É como se fosse um seminário, ou uma escola, de profetas... No entanto, Amós era só um agricultor, e não tinha feito “formação para profeta”, nem era de família de profetas... Por causa disso, sofreu certo preconceito quando Deus o levantou para profetizar... Inclusive, as autoridades eclesiásticas da época queriam censurar e limitar o que Amós podia ou não dizer... Mas ele decidiu por obedecer a Deus, e rompeu com os padrões culturais de sua época, proclamando a Palavra de Deus tal e qual Ele o havia mandado!
Ainda hoje, existem certos preconceitos com “leigos” que pregam a Palavra. Exige-se crivos doutrinários, títulos acadêmicos, e uma série de outros requisitos humanos para legitimar algo que é divino: o chamado de Jesus para que Seus discípulos fossem Suas testemunhas e pregassem a Palavra a toda criatura!
Citei aqui Amós, mas poderia citar outros casos de pessoas que pregavam sem ser titulados como profetas, ou mestres...
Mas há alguns pontos em comum a todos os pregadores de Deus:
1)Bom testemunho: são pessoas que comprovavam na prática que viviam aquilo que pregavam, e com isso, suas pregações eram aceitas;
2)Dom de Deus: entendimento das Escrituras e capacidade para passar as verdades bíblicas para os outros, dado por Deus;
3)Submissão aos princípios espirituais: estar sob cobertura espiritual de autoridades genuínas e participar de uma congregação, entre outros princípios...
4)Conhecimento bíblico: que não vem, necessariamente, de estudo de teologia, mas do que aprendeu ouvindo pregações e lendo, por si mesmo, a Bíblia Sagrada.
Se observarmos os pregadores da Bíblia, todos eles possuíam esses pontos, mas nem sempre tinham títulos, cargos ou formação para pregar...
Eu estou integrando a equipe de O Semeador neste momento, mas o que parece, os membros da equipe não são teólogos... Mas, pelo que sei, todos atendem à estes 4 pontos!
No livro de Gênesis, lá pelo capítulo 10 em diante, lemos a narrativa da construção da Torre de Babel. Esta torre tinha um motivo “quase” que bonito: chegar ao céu. Mas este motivo estava tentando ser alcançado da forma errada e pelo motivo errado. A forma era usar o conhecimento, a força e os recursos materiais humanos para se chegar ao céu; o motivo errado era porque queriam enaltecer seus próprios nomes com isso.
Quando a igreja quer “alcançar o céu”, ou seja, fazer a Obra de Deus de maneira errada e por motivações erradas, está contruindo uma nova torre de Babel!
Impôr restrtições ao Evangelho com base em costumes, doutrinas e ideologias humanas é construir “torres de Babel”.

Jesus disse:
“Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.” (Marcos 7.9)

O mandamento que Deus nos deu é que sejamos testemunhas do que Cristo fez em nossas vidas, e preguemos o Evangelho a toda criatura! (Leia Mateus 28.19)
Ser testemunha e falar daquilo que se viu, se ouviu e viveu! Se tu tivestes já experiências com Deus, já podes testemunhar disso! E para pregar o Evangelho, basta conhecê-lo e vivê-lo!
Por favor! Não entendam que eu seja contra seminários, estudos, convenções... Nada disso! Sou muito a favor!
Só estou alertando que colocar estruturas humanas como princípio primordial é prender-se na letra, em vez de deixar a fluência do Espírito Santo!

“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus. O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.” (II Coríntios 3.5-6)

Infelizmente, a letra, as doutrinas humanas das igrejas, os crivos convencionais, acabam atrasando algumas ações de evangelistas... O próprio Jesus orava pedindo por obreiros, porque grande é a necessidade... Mas os crivos convencionais muitas vezes acabam barrando pessoas que poderiam ser usadas, como Amós: não era profeta, nem filho de profeta, mas Deus o escolheu e capacitou para profetizar.
Louvo a Deus que, por outro lado, há muito espaço sendo aberto para a Palavra de Deus, sem doutrinamento humano, sem regras tradicionais... A Palavra de Deus sendo pregada por qualquer um que: tenha bom testemunho, Dom de Deus, obedeça a princípios e conheça a Palavra! O testemunho de Jesus Cristo sendo dado por qualquer um que tenha tido experiência real de Deus vivo, e queira compartilhar – seguindo o “Ide!” ordenado pelo Senhor Jesus!
Louvo a Deus pelas igrejas que agem assim! Sou grato ao Senhor por estabelecimentos e instituições que dão abertura à Palavra! Por meios de comunicação que permitem a propagação do Evangelho!
Me regozijo no Senhor por websites e blogs, como este, O Semeador, ao qual tenho a grata satisfação de poder integrar a partir de agora!
Sou feliz por tudo isso, e serei ainda mais feliz se estas simples linhas te motivarem a assumir o teu ministério de testemunha de Jesus! Sim! Tu és testemunha d'Ele! Ele te constituiu! Fazes parte da geração eleita, sacerdócio real, embaixador de Cristo, discípulo de Jesus...
O mundo está esperando pelo teu testemunho!
Se tentarem te calar, diga como disse Amós:
“Não sou profeta, nem filho de profeta, mas Jesus me chamou para ser Sua boca nesta terra! E eu serei, como Ele desejou, Luz e Sal para este mundo, em Nome de Jesus!”
Não espere títulos!
Não espere circunstâncias ideais!
O mundo precisa saber o que Jesus fez na tua vida, para que se converta, seja curado, libertado e viva! É a Palavra que liberta, e o mundo está esperando ouvir a Palavra de Deus da tua boca! Deus te chamou para isso!
Não deixe o mundo morrer: cumpra seu ministério, em Nome de Jesus!
Que a Graça de Deus Pai, a Paz de Cristo Jesus e a doce consolação do Espírito Santo esteja sempre sobre ti!
Que Deus te guarde, ilumine, conduza e abençoe poderosamente em Nome de Jesus!
Até a próxima semana!
Abraço!

3 Responses to "QUEM SOU EU???"

  1. Missionária Angélica20 de setembro de 2009 15:07

    Bom,concordo com vc meu amigoo fato de sermos chamados a fazer a obra,até mesmo sem formação,mas a propria palavra de Deus que devemos crecer na graça e no conhecimento...Mas também que falta de um curso nao nos impede de IR.Pregar!Testemunhar!NADA PODE NOS PARAR.Porque como vc mesmo disse que a letra mata e o espirito vivifica.Podemos saber diversar linguas,letras,mas se não tivermos a presença do Espirito Santo de nada valeria a pena!Siga em frente Dani...Deus é contigo!!Varão Valoroso!

    ResponderExcluir
  2. A Paz em Cristo Jesus!
    Com certeza escolho o Abençoador:
    O mundo oferece meias verdades,o povo é induzido
    a acreditar nelas...Porém toda verdade está na Bíblia Sagrada.
    Ama ao teu próximo como a ti mesmo...
    Amar é cuidar...
    Jesus cuidou de mim...Me abençôo + de 3 vezes:
    1º = 3 dias de coma
    2º = Me libertou de câncer maligno
    3º = O inimigo me tirou tudo...
    Jesus me devolveu em dobro e melhor
    Hoje sou feliz e abençoada por Deus,vivo em paz e com saúde.
    Agradeço a Deus e a Jesus pela minha vida , pela minha família e por todas as graças recebidas...
    Obrigada Senhor por tudo isso.
    Siga em frente e faça o bem sem olhar a quém.
    O povo precisa ser orientado para encontrar o caminho do Senhor...

    ResponderExcluir
  3. Uma oração,
    ==========
    Obrigado Senhor meu Deus pela Vida de teu servo que ora nos conduziu nesta Palavra Poderosa. Nesta Palavra que saiu direto do Céu até o coração dele, o qual nos reproduziu, imprimindo seu estilo e personalidade, através dos cabos e satélites até chegar aqui na minha casa (e de outros tantos)e ME ABENÇOAR para eu jamais desanimar pois, de fato, não sou profeta, nem filho de profeta mas o Senhor me levantou (desacreditado de tantos)para falar, para orar e para dar bom testemunho, ser o sal!

    Abençoa a equipe deste site que ouvindo seu pedido meu Senhor, com muita sensibilidade, convidou este para que seja membro integrante a partir de agora. Abençoa para que possam manter a estrutura deste site dando recursos também, pois se o compromisso eh esse: Levar a tua Palavra com integridade, verdade, sem heresias ou qq outra coisa do tipo, se esse eh o objetivo e sei que eh, O SENHOR ESTÁ NESTE NEGÓCIO! A eles toda sorte de benção Deus!

    Senhor, por fim, envia dos teus Anjos para cuidar da integridade física deste teu servo, sua saúde, segurança, bem como cuidar de sua família, cuidar de seu trabalho na condição financeira, cuidar de sua vida ministerial e cuidar de seu coração e sua fé. Seja com ele onde quer que pise as plantas de seus pés EM NOME DE JESUS!

    Amém!

    DionyMacfly
    www.dionymacfly.blogspot.com
    "Curiosidades da Bíblia"

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10