Mergulhadores encontram dezenas de corpos de naufrágio nas Filipinas

da folha online

Os mergulhadores que trabalham nas buscas das vítimas do barco que afundou nas Filipinas com 862 pessoas bordo encontraram dezenas de corpos. "Há numerosos corpos presos no interior" da embarcação, disse o tenente-coronel da Marinha Edgardo Arevalo.

Ainda não há um número exato de quantos corpos estão no local. Os mergulhadores filipinos conseguiram entrar na manhã desta terça no casco do Princess of the Stars, que afundou por volta do meio-dia (local) de sábado devido às enormes ondas provocadas pelo tufão Fengshen.

Na segunda-feira, uma primeira tentativa de entrar no ferry fracassou devido ao mar agitado, próximo à ilha de Sibuyan.

Se a morte dos desaparecidos for confirmada, este será o acidente marítimo mais grave no país desde 1987, quando quase 4.400 perderam a vida no choque entre um navio e um petroleiro.

O número de sobreviventes subiu na madrugada desta terça para 43. O boletim anterior apontava para 36 sobreviventes.

Acredita-se que muitos passageiros estejam presos no interior do navio Princess of Stars, após alguns sobreviventes dizerem que pessoas ainda estavam a bordo quando o navio virou com as ondas no último sábado.

Mas as autoridades mantêm pouca esperança de encontrar gente viva dentro do navio. "Sentimos que não há vida lá dentro", disse Arevalo.

Há informações sobre a presença de outros 40 náufragos, na ilha de Burias, mas ainda não foi possível confirmar se estavam no Princess of the Stars.

Passageiros

Inicialmente, as autoridades informaram que havia mais de 700 pessoas no navio, entre passageiros e tripulantes. A empresa proprietária da embarcação refez os cálculos e informou, mais tarde, que o número era de aproximadamente 845.

Nesta segunda-feira, os botes salva-vidas da guarda costeira procuravam pela área ao redor da embarcação que virou durante o tufão, cujos ventos atingiram 195 km/hora na tarde de sábado (21). As fortes ondas ainda atrapalhavam o trabalho dos funcionários.

Um porta-voz da equipe afirmou que eles conseguiram se aproximar do navio ontem à tarde para checar a existência de possíveis sobreviventes. "Nos aproximamos do casco do navio e batemos para dar um sinal no caso de ainda haver pessoas lá dentro", disse Arevalo. "Infelizmente não houve resposta", acrescentou.

Parentes das pessoas que estavam a bordo do navio reclamavam aos funcionários da empresa Sulpicio Lines --proprietária da embarcação-- enquanto esperavam por notícias na cidade de Cebu, onde o Princess of Stars deveria atracar.

Tufão

O tufão Fengshen atingiu o arquipélago durante o fim de semana, inundando casas e estradas e forçando dezenas de milhares de pessoas a se retirarem. Fora o acidente com a embarcação, 155 pessoas morreram, de acordo com a agência de notícias Reuters, que cita dados da Cruz Vermelha. O número de mortos também não é claro. A Associated Press informa que ao menos 163 pessoas morreram.


Com ventos de 120 km/hora e rajadas de até 195 km/hora, o tufão mudou de trajetória de madrugada e se aproximou de Manila, onde arrancou árvores e causou cortes de energia elétrica em várias áreas da região metropolitana.

O Fengshen, tufão de maior intensidade da temporada, também obrigou que 200 mil pessoas fossem retiradas da região de Bicol, apesar de muitas delas terem retornado a suas casas poucas horas após o tufão mudar de direção.

As inundações e os deslizamentos de terras durante a temporada de chuvas deixam todo ano dezenas de mortos nas Filipinas. Em 2006, quatro tormentas de intensidade incomum inundaram várias regiões deixando mais de 1.300 mortos, quase 3 milhões de afetados e meio milhão de casas destruídas.

Com France Presse e Efe


fonte

0 Comentários em "Mergulhadores encontram dezenas de corpos de naufrágio nas Filipinas"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10