Morte no avião com suspeita de gripe


Jornal do Brasil - 03/08/2009

Estudante brasileira, de 15 anos, morreu vítima de penumonia em voo de volta da Disney

SÃO PAULO O vírus H1N1, conhecido como Gripe Suína, pode ter feito mais uma vítima brasileira ontem. E em pleno voo internacional. A estudante paulista Jacqueline Ruas, de apenas 15 anos, voltava de um passeio de excursão à Disney, nos Estados Unidos, e morreu durante a viagem na madrugada no avião da Copa Airlines que aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). O avião fez escala na Cidade do Panamá e pousou em São Paulo por volta das 5h45. A família fora ao saguão para recebê-la e entrou em choque ao saber da notícia por tripulantes. A adolescente chegou a ser atendida por dois médicos passageiros durante o voo, mas não resistiu. O Instituto Médico Legal de Guarulhos constatou que a morte da adolescente foi provocada por “insuficiência respiratória, broncopneumonia e derrame pleural”, de acordo com a assessoria da Secretaria da Segurança Pública. Novos exames serão realizados hoje para laudos mais completos, em 30 dias. Segundo a Polícia Civil, que investigará o caso, na bagagem da menina foram encontrados os medicamentos Tamiflu, azitromicina (antibiótico), Eno (sal de frutas), os analgésicos e antitérmicos Motrin e Tylenol e os xaropes para tosse Wal-Tussin e Hydromet. Segundo diretores da agência de viagens Tia Augusta Turismo, Jacqueline apresentou os sintomas da gripe ainda em Orlando, nos Estados Unidos, e foi levada a um hospital para exames, porém liberada. No centro médico, ela foi submetida a um exame para diagnosticar se estava com gripe. O resultado havia sido negativo. – Ela foi liberada pelos médicos do hospital para continuar a excursão, e foi liberada para viajar de avião, inclusive. Eu acredito que, se houvesse alguma coisa grave, as autoridades americanas não liberariam de maneira alguma – disse Filipe Fortunato, diretor da agência de viagens. Socorro no ar No voo de volta, por volta das 4h30, já em espaço aéreo brasileiro, o cirurgião Irineu Raseira Júnior, 41 anos, que viajava com a família, foi acionado por uma das comissárias para atender a estudante em primeiros-socorros. – Ela já estava em parada cardio-respiratória – relatou o médico, que tentou reanimá-la, com ajuda de outro médico que viajava no voo. – Às 5h05, constatamos que ela estava sem pulsação, com as pupilas dilatadas e fria. Segundo a Copa Airlines, ela foi recebida por uma equipe médica do aeroporto, que constatou que a adolescente estava morta. “Através de uma certificação emitida pelo posto médico do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a empresa aérea foi notificada do falecimento da passageira. A Copa Airlines lamenta profundamente o fato e se encontra, neste momento, assistindo os familiares da passageira e trabalhando em conjunto com as autoridades locais”, informou a companhia, em nota divulgada ontem pela manhã. Uma tia da adolescente, Magda da Paz Santos, de 39 anos, disse ontem que Jacqueline foi medicada nos Estados Unidos. – O que sabemos é que ela tomou preventivamente Tamiflu – contou.

A família informou às autoridades que Jacqueline saiu do Brasil há duas semanas em perfeitas condições de saúde. Ela teria começado a passar mal, segundo a agência de turismo, na última quarta-feira.

Mortes no país Com o caso da estudante e a confirmação de outro óbito ontem, em Campinas, no interior paulista, o número de mortes no país chega 78, em cinco estados.

A mulher que morreu em Campinas, Laura Aparecida Viana de Aguiar, tinha 30 anos, era moradora de Minas Gerais e estava de passagem pelo interior paulista. A morte pela doença foi confirmada ontem pela Secretaria Municipal de Saúde – já são cinco os mortos por gripe só no município.

Laura foi incluída no grupo de risco da doença por ser obesa. Ela estava internada desde o dia 23 de julho em Campinas, onde visitava parentes. (Com agências)

Segundo a família, adolescente saiu do Brasil, há duas semanas, em perfeitas condições

Polícia vai pedir exames de médico nos EUA

A Polícia Civil de São Paulo, que vai conduzir as investigações, informou que irá pedir à agência de viagens os exames feitos nos Estados Unidos, os quais teriam descartado a doença, e que serão feitos exames no corpo verificar se ela estava, ou não, com gripe suína. Os policiais também vão investigar onde, com quem e com que permissão a adolescente comprou os antivirais para o tratamento da gripe, como o Tamiflu. Os dois médicos que estavam a bordo do avião também serão chamados para depor. Até a noite de ontem, não havia previsão do Instituto Médico Legal de Guarulhos de liberação do corpo de Jacqueline Ruas. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tem reiterado que a gripe já circula no país e pediu à população que não entre em pânico sobre supostos sintomas. Deve-se, primeiro, procurar um posto de saúde ou um médico de confiança antes de ir ao hospital. E tomar os cuidados necessários. O Ministério da Saúde também tem feito campanhas em rede nacional de rádio e TV para orientar a população. A vacina contra a gripe suína será produzida no Brasil a partir do ano que vem. Sintomas e prevenção

A Gripe Suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38 graus, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Segundo o Ministério da Saúde, cuidados básicos de higiene podem ser adotados para evitar a gripe suína, como cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

fonte: Portal ClippingMp

0 Comentários em "Morte no avião com suspeita de gripe"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS