FICAR, UMA ATITUDE NÃO-CRISTÃ!




por Manuela Andrade



Olá pessoal! A partir de hoje estarei à frente da coluna Teens, e procurarei enfatizar mais a questão de relacionamentos. Hoje falaremos de um assunto muito importante e polêmico que é a questão do ficar, um modismo que infelizmente muitos jovens estão seguindo, inclusive de nossas igrejas. Espero que estes comentários sirvam bastante para enriquecer sua vida pessoal e espiritual.



Namorar, quem não gosta? Como é bom ter alguém especial por perto, bem perto! A vida tem mais vida quando compartilhada com outra vida. O namoro possibilita esse compartilhar a dois, pois implica relacionamento, compromisso.O namoro sempre existiu em diversas culturas através dos tempos. É a forma de duas pessoas se conhecerem melhor e, com mais intensidade, alguém com quem se pretende ter um relacionamento sério com vistas ao casamento. Mas, atualmente, para muitos jovens o namoro convencional perdeu status.



Pena que muitos jovens estejam substituindo o namorar pelo ficar.

Não é de agora que esse termo “ficar” existe. A expressão surgiu na década de oitenta entre os adolescentes de 13 aos 17 anos que buscavam simplesmente o prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. Não há nenhum vínculo emocional, afetivo,espiritual e, na maioria das vezes, não há trocas de endereço e telefone.

O “ficar” é uma armadilha do Diabo

O jovem cristão deve ter um compromisso com Deus e encarar o seu corpo, a sua sexualidade, como a Palavra diz, é templo do Espírito Santo : “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Corintios 6:19)”. Devemos ser diferentes: sal e luz do mundo. O “ficar” é uma estratégia de Satanás para minar a pureza moral da juventude, neutralizar seu testemunho, e, posteriormente, estragar seus lares. Dificilmente, um jovem conseguirá ter uma vida de santidade em um relacionamento passageiro, sem um peso de responsabilidade e compromisso.


As conseqüências do “ficar”

A proposta do “ficar”é levar esta geração a experimentar um pouco do outro de uma forma leviana. Além de gerar traumas, frustrações, decepções e até uma gravidez precoce. Os pais têm uma parcela de culpa nisso, já que muitos não orientam seus filhos. A questão da informação não é só da igreja, nem da escola. O que tem acontecido hoje é que a família tem transferido sua responsabilidade, e o resultado disso é uma vida sexual fora dos parâmetros bíblicos.

Esta tarefa tem que começar em primeiro lugar na família. E os pais devem estar capacitados para que haja um diálogo franco, contínuo e sem tabus. Este assunto deve ser tratado no lar, de maneira natural, não apenas em forma de sermões, mas em uma conversa com os filhos desde cedo, sempre respeitando, é claro, as faixas etárias.


A Igreja e seu papel

Os pastores precisam falar mais sobre este assunto, sem condenação. A igreja tem que parar de apenas dizer que é proibido, mas também educar. Dar condições aos jovens para que eles não façam o que é condenado pela Palavra de Deus. É necessário um trabalho de conscientização em que a juventude seja esclarecida das conseqüências que advêm da quebra dos preceitos bíblicos. Isso pode ser feito através de palestras, congressos etc.
Para os jovens cristãos que estão na moda do “ficar”, estão aí alguns conselhos:

1- Repense no que Deus tem para sua vida.

2- Se está se relacionando indevidamente com alguém, deve reconhecer que esta não é a vontade de Deus e parar com tal atitude.

3- Deus perdoa nossos pecados. Ele morreu na cruz para perdoar os erros da humanidade. E, com certeza, a partir deste reconhecimento, Deus vai honrar e abençoar os seus caminhos.

Com que tipo de pessoa eu devo namorar?

Nosso objetivo não é nos intrometermos em seu namoro ou nas suas escolhas, porém lembre-se do que a Bíblia diz: " Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." ( II Timóteo 2:22 )

Não é sábio namorar alguém que não ame a Deus.

A Bíblia diz em II Coríntios 6:14 e 15 - " Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?"

Amós 3:3 "Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?"

Não namore alguém que diz ser cristão mas não vive como um cristão.

A Bíblia diz em I Coríntios 5:11 - " Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais."

Evite namorar pessoas coléricas.

A palavra de Deus diz em Provérbios 22:24 - " Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico."

Não namore um cristão preguiçoso.

A Bíblia diz em II Tessalonicenses 3:6 - " Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição de trabalho que de nós recebestes."

O que mais conta é a beleza interior.

A Bíblia diz em I Pedro 3:4 - " Mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas."

Namore alguém que tenha uma boa atitude.

A Bíblia diz em Romanos 15:5 e 6 - " Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo."

Namore alguém que lhe anima e lhe apóia.

A Bíblia diz em Filipenses 2:1 e 2 - " Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa."

Não pense só um no outro - preste atenção a outros também. A Bíblia diz em Filipenses 2:4 - " Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros."

Deixe que o relacionamento se desenvolva passo a passo. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:6 e 7 - " E à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor."



Para concluir este assunto de grande relevância em nossa sociedade, explicitarei algumas afirmações a respeito do que seja o “ficar” e suas desvantagens para a vida do jovem:

· Quem fica se gasta, se perde, se desvaloriza, se vulgariza, se mancha, é descartável;

· Quem fica se frustra, se machuca, se desestrutura, porque na verdade o ser humano não quer só a satisfação do impulso imediato;

· Quem fica não faz a diferença, não tem autoridade e compromete o seu testemunho cristão;

· Quem fica não caminha junto, não busca junto, não sonha junto, não está junto para compartilhar alegrias e tristezas;

Namorar ou ficar? Cuidado! Eu não sei qual tem sido sua opção, mas quero lembrar a você algo muito sério e importante: a sua maneira de se relacionar com o outro vai interferir no seu futuro, para o bem ou para o mal. Pense nisso: “Alegra-te jovem, na tua mocidade, e anima-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que todas essas coisas, Deus trará juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade. LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento. (Eclesiastes 11.910;12:1) . O ficar veio pra ficar na sociedade (infelizmente), e mudar o estilo de relacionamento a dois, por isso há tanta carência de amor, afeto, companheirismo, respeito, fidelidade, cumplicidade e outros sentimentos que enriquecem e sustentam um relacionamento. Agora só resta você refletir e fazer o que é melhor pra sua vida, tudo de acordo com a palavra. Fiquem na paz do Senhor e até o próximo encontro.



0 Comentários em "FICAR, UMA ATITUDE NÃO-CRISTÃ!"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS