Carreira profissional [Sistemas de Informação]


Por Camila Scherrer





Olá galeraaaa !
Essa semana falaremos sobre carreira profissional.
Uma area que vem crescendo muito no mercado de trabalho é a de Sistemas de Informação.
Pra você que não conhecia muito desse curso...preste atenção!
Pode estar aí a oportunidade que você tanto busca...



SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Essa atividade é complexa e cada vez mais necessária no mundo corporativo. Quem se forma em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações, disponibilizando esse material para usuários. Cria e instala programas para facilitar as consultas; monta e gerencia bancos de dados; e desenha a arquitetura de homepages.
Além disso, administra o fluxo de informações gerado e distribuido dentro de uma empresa.

Sua principal função é entender os problemas de uma companhia e conseguir solucioná-los por meio de uma aplicação de ferramentas de mercado ou da confecção de sistemas.
A facilidade de processar e utilizar a informação de forma rápida deixou de ser, nos últimos dez anos, um diferencial e virou padrão para empresas de qualquer porte. Formação continuada é essencial para o profissional de Sistemas da Informação.
A cada dia surgem novos recursos e ferramentas, por isso a especialização torna-se praticamente uma maneira de sobrevivência. Além disso é preciso dominar o inglês e o espanhol.
Geralmente, esse tipo de profissional não tem horários fixos, e participa de frequentes reuniões; Afinal de contas, é mais importante ouvir o cliente do que falar.
Outras recomendações: saber trabalhar em equipe, lidar com prazos curtos e ter disponibilidade para viagens, pois projetos podem durar meses.
Apesar da agitação e do volume de tarefas, a remuneração é ótima se for comparada as outras carreiras!


O MERCADO DE TRABALHO

As empresas estão desesperadas em busca de profissionais nessa área.
Grandes multinacionais oferecem cursos de certificação para universitários, preparando-os de acordo com as necessidades do mercado.
A maior parte das vagas está em bancos, indústrias, seguradoras e empresas de telefonia e internet.
Uma area de atuação promissora é a da educação. Há oportunidades tanto para a docência, como para desenvolver programas para cursos à distância.
O setor de segurança na internet não fica atrás. Grandes empresas e bancos buscam esses profissionais para atuar no suporte aos usuários, criar e monitorar programas de segurança da informação em seus sites e cuidar dos bancos de dados. As companhias dos setores de telefonia e de internet costumam contratar o bacharel para a prestação de serviços em consultoria.


O CURSO

A exigência básica para quem pretende ingressar nesse curso é gostar muito de matemática.
Calculos e raciocínio lógico acompanham o aluno durante os quatro anos de curso.
Entre as matérias específicas estão: linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial.
Fique atento(a) na hora de se inscrever para o vestibular, pois algumas faculdades se voltam mais para os aspéctos administrativos da profissão, outras para os de computação. Algumas instituições oferecem Licenciatura em Computação e em Informática.





Na teoria é muito fácil tomar decisões sobre que carreira seguir, mas na prática é bem dificil...por isso sempre que possível estarei publicando matérias sobre vários cursos .
O importante é seguir o coração e fazer aquilo que gostamos, em busca da realização profissional e não da recompensa monetária.
Cada um de nós tem um talento especial, e cabe a nós mesmos decobrir e aperfeiçoar esse talento!

Boa sorte !!!



* Até a próxima *
Ótima semana a todos =)
bjO


0 Comentários em "Carreira profissional [Sistemas de Informação]"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS