ETIQUETA



Por:Camila Scherrer



Oláaa galera =)
O assunto de hojé é etiqueta!
Muitos dizem que etiqueta é frescura, mas todo mundo adora saber como se comportar em várias ocasiões, principalmente naquelas que, apesar de corriqueiras, pode valer uma tremenda saia-justa... Se esse é o seu caso, preste atenção em algumas dicas de comportamento que selecionei e aprenda como "descascar os abacaxis" que surgem no dia-a-dia.




->Bêbado em festa
Todo mundo sabe que bêbado é inconveniente, seja por excesso de gentileza, seja por grosseria. Então a dica é estar preparado.
Responda objetivamente o que ele quer saber e evite que vire uma questão pessoal. Se for seu amigo, tire-o da festa.
A situação é irremediável, não há o que fazer para amenizar o constrangimento. Se não for seu amigo e a coisa estiver ficando feia, simplesmente ignore e fuja.

->Comentários sobre plástica
"Nossa, como você está magra! Foi lipoaspiração?"
Nunca faça esse tipo de pergunta se quiser continuar vivo(a). A pessoa pode ter passado à base de alface e água no último mês para perder quilos e você simplifica o seu esforço com uma lipo?
Comente apenas que ela(e) está ótima(o) e mais bonita(o). Se a pessoa quiser, vai contar o que fez. Não faça perguntas sobre plásticas, idade, situação financeira, a menos que tenha muita intimidade com tal pessoa.
Procure pensar bem antes de falar!

->Cabelo na comida
Se estiver jantando na casa de um amigo e achar um fio de cabelo na comida, você avisa discretamente, certo?Errado.
Deixe o cabelo de lado e tente comer o restante, afinal é um acidente que pode acontecer na sua casa também.
Com certeza, o fio de cabelo não fazia parte da receita, então mostrá-lo só vai causar constrangimento ao anfitrião perante seus convidados.

->Memória fraca
A pessoa o cumprimenta com um forte abraço dizendo o seu nome, e você não tem a mais remota idéia de quem seja.
A melhor saída é falar a verdade antes de começar a conversa. Desculpe-se e diga que não se lembra de seu nome.
Se a outra pessoa lembra seu nome provavelmente vocês já foram apresentados e por que você esqueceu o dela? Isso se chama falta de atenção, por isso procure prestar mais atenção nas pessoas, mesmo que nem sejam interessantes pra você.Isso é questão de educação!

->Fura-fila
O que fazer quando algum espertinho entra na sua frente depois de horas esperando na fila? Nada de barraco hein.Reclame educadamente com o próprio fura-fila e, se não resolver, procure o gerente ou responsável pelo local.
Não combata a falta de educação da mesma forma.

->Cachorros:
É bom tê-los, mas onde colocá-los? Há shoppings e restaurantes que admitem cachorros, mas é importante checar as exigências (no colo, com coleira, focinheira). De modo geral, é importante ter em mente que nem todos morrem de amores pelo seu cão como você. Então não queira que convivam com animais de estimação com o mesmo entusiasmo.
É preciso avaliar se é tão essencial levar o cachorro a certos locais. Por exemplo, se for à casa de um amigo, pergunte antes se pode levar o animal, afinal não é todo mundo que gosta de ser recebido com latidos, lambidas e pulos.

->No flagra
"Peguei o marido da minha amiga com outra em um restaurante. O que fazer?"
Nada, finja-se de morta. Não conte nem se for sua melhor amiga.
Se fizerem as pazes depois, é você que vai ficar em maus lençóis, e eles numa boa. Afinal de contas em briga de marido e mulher não se mete a colher.

->Benhê
Deixe os apelidinhos amorosos reservados a quatro paredes. Cá entre nós, são ridículos fora de contexto.
E quem pensa que está passando aos outros a impressão de intimidade do casal, fique esperto porque esse tipo de atitude transmite inadequação e imaturidade, sem contar a falta de senso né.

->Namoro no trabalho
Aqui vale a adequação da famosa frase: "Amigos, amigos; negócios à parte". Deixe para depois do expediente qualquer assunto fora do âmbito profissional. Ciúmes, beijinhos, comentários de duplo sentido devem ser evitados e, se possível, não conte aos colegas sobre o namoro.
Antes de começar um relacionamento no local de trabalho, vale refletir: "Será que ao terminar o namoro vou continuar a relação de trabalho?". Reflita sobre os prós e contras.

->Primeiro encontro
Seja você mesmo. Nada de mentiras e superproduções. Vista-se de acordo com seu estilo, porém com mais cuidado. Todo mundo gosta de encontrar com alguém bem tratado: banho tomado, perfume, barba feita, etc. No entanto, use perfume com moderação, já que o par pode ter alergia ou não gostar da fragrância. E quem paga a conta?Diante as regras de etiqueta é quem convida e, no primeiro encontro, pressupõe-se que é o homem. Demonstra cavalheirismo e gentileza. O homem pode escolher um lugar mais simples, que caiba no seu bolso, mas deve pagar a conta. Nos próximos encontros, o casal pode combinar e dividir, se for o caso.

->À mesa
Muitos restaurantes sofisticados estão simplificando a etiqueta à mesa, com apenas uma taça grande para o vinho - seja tinto ou branco - e dois pares de talheres - para entrada e prato principal.
Chique é economizar água, por isso atualmente só vai para a mesa o que é necessário, Mas continua sendo um luxo bons modos e refinamento à mesa: mastigar de boca fechada, não falar de boca cheia, não colocar os cotovelos em cima da mesa e saber manejar os talheres, pois se trata de uma questão de bom senso.

->Com que roupa eu vou?
Imagine ir a um evento vestido de jeans e encontrar todos de traje social. No mínimo, você vai se sentir deslocado.
Veja os significados dos trajes solicitados nos eventos:
Traje esporte - Pede roupa descomplicada. Para as mulheres, vestido leve ou calça com blusinha, sem salto. Para os homens, camisa e calça esportiva resolvem. Para ambos, é permitido o jeans, desde que não esteja surrado. Mas nem pense em aparecer de bermuda e tênis.
Esporte fino, traje passeio ou tenue de ville - Nesse caso, há um pouco mais de formalidade. Um salto e um vestido caprichado são bem-vindos. Para os homens, não há necessidade de gravata, mas se pode usar blazer sobre a camisa. Troque a calça jeans por uma de gabardine ou brim.
Traje social, social completo ou passeio completo - As mulheres devem optar por vestidos de tecidos nobres (seda, musselina, bordados) e os homens, terno e gravata. Black-tie ou traje a rigor - A indicação é smoking para os homens e vestidos longos para as mulheres. Brilhos e joias completam o visual feminino, como também um bom penteado.

->Zíper aberto
Aviso ou não aviso?
Primeiro, pense: você gostaria de passar pelo constrangimento de desfilar por aí de zíper aberto? Claro que não. Então faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você: Avise, olhando nos olhos da pessoa. Evite usar códigos e mímicas, que só pioram a situação. Apenas fale e resolva a situação de forma natural

->Visita ao recém-nascido
Evite pegar o bebê no colo e dar beijinhos, pois ele acabou de vir ao mundo e ainda não desenvolveu seu sistema imunológico. O bebê não é um brinquedo.
A visita deve ser rápida, de no máximo 15 minutos na maternidade. Em casa, só apareça se for amigo íntimo. Caso contrário, lembre que a mãe pode estar inchada, cansada e se adaptando à nova rotina. Se for, permaneça no máximo por meia hora.


Bom pessoal...espero que tenham se divertido com as dicas.
Afinal de contas quem nunca cometeu uma gafe né?!
O importante é manter o bom humor até com os pequenos 'deslizes'.



Ótima semana a todos!
Até a próxima *-*
Bjs

2 Responses to "ETIQUETA"

  1. Lendo essa coluna da Camila, me lembrei de algo que aconteceu comigo certa vez... hehe

    Estava numa pizzaria com alguns amigos da igreja... a pizza chegou e todo mundo se deliciando... todos comendo de garfo e faca...
    Mas tinha um jovenzinho, humildezinho, que mal conseguia cortar a pizza com a faca...
    Fiquei com pena dele...

    Sabe o que eu fiz??? coloquei o garfo e a faca já sujos em cima da mesa, e peguei aquela pizza suculenta na mão e levei o primeiro bocado na boca! Isso mesmo!!! rsrs

    Todos pararam, a minha mãe disse: O que é isso menina? Use os talheres!!! E eu respondi: Não, eu não gosto de comer pizza com talheres... acaba com o sabor dela... vcs deveriam provar como é bom comer com a mão... huuummm!!!

    O rapaz começou a sorrir e pegou a pizza na mão também... e qdo me dei por mim, metade da mesa comia com a mão... foi muito engraçado... kkkkkkkkkkkk

    Totalmente sem etiqueta, mas eu salvei a noite de uma pessoa e diverti a noite de mais metade da mesa. ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante...
    Quem nunca cometeu uma gafe?? rsrs.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS