Emprego/entrevista/dicas







Por: Camila Scherrer

Olá galera!

Essa semana falaremos sobre entrevistas de emprego!

Espero que aprendam e utilizem as dicas!


Comportamento em uma entrevista

Para os candidatos a uma vaga de emprego, seguem dicas muito interessantes e valiosas sobre como se comportar durante uma entrevista:

Lembre-se, o nervosismo antes de uma entrevista é comum, mas há formas de controlá-lo, e se você conseguir, se dará muito bem.

-Antes de sua entrevista, faça a lição de casa, inteire-se sobre a área de atuação da empresa, sobre seus negócios, sua nacionalidade, onde atua, quem é o entrevistador e sua função dentro da empresa.

-Também é interessante que na semana da entrevista o candidato leia os jornais e esteja preparado para conversar sobre qualquer assunto.

-É muito importante cuidar do visual, unhas limpas e cortadas, cabelo arrumado e barba feita. O figurino também é parte importante( use roupas formais, no caso dos homens um terno perto ou azul marinho é a melhor pedida para não cometer erros, meias da mesma cor e sapatos pretos bem limpos e lustrados). Para as mulheres, o conselho é um terninho clássico bem alinhado, ou uma calça social, sapato lustrado e blusa mais fechada e formal.

O perfume deve ser suave, como também a maquiagem.

-Com o visual caprichado, está na hora da entrevista. Saia de casa com antecedência e chegue, no mínimo 15 minutos antes. É muito importante desligar o aparelho celular para não correr o risco de tocar durante a conversa.

-Ao chegar na empresa se apresente confiante e aguarde até ser atendido. Ao ser recebido cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme, e ao ser direcionado à sala de entrevistas, espere que o entrevistador te indique onde sentar.

-Preste atenção na maneira como se senta, sem se esparramar e aja com naturalidade, sem exageros, de forma cordial, interaja com o entrevistador. Evite dar sinais de nervosismo e de ansiedade, como ficar balançando os pés.

-Ouça as perguntas com atenção e procure ser objetivo e firme em suas respostas. Tome cuidado com o português, fale correto, mas não necessariamente usando palavras difíceis, você pode se complicar nelas. Caso você não entenda a pergunta tire suas dúvidas para responder com mais firmeza e adequação.
Lembre-se, simpatia, humor e descontração podem te ajudar a conseguir o emprego, mas sempre de forma moderada e dependendo do perfil da empresa.



Perguntas comuns em entrevistas

Estas são algumas das perguntas mais freqüentes em uma entrevista de emprego:

Fale sobre si

Esta é uma pergunta praticamente obrigatória em uma entrevista, e quando o entrevistador a faz, além de ele desejar saber sobre você, ele também deseja saber como você se apresenta e lida com as pressões do mundo profissional, afinal, fazer uma apresentação de si mesmo é, além de tudo, um exercício de eloqüência. A resposta deve ser sucinta, firme, direta e deve valorizar seu perfil profissional.

O que você faz no seu tempo livre?

Essa pergunta é mais aberta, mais livre. Seja sincero, diga o que realmente você mais gosta de fazer. Dê ênfase às atividades que te trazem algum desenvolvimento e que mostram sua capacidade de gerir o tempo.

Quais são as suas maiores qualidades?

Nesse caso, é bom ser sincero, mas também apontar as características que tem mais ligação com o mundo profissional, como pró-atividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

E pontos negativos/defeitos?

Nessa pergunta, a resposta não pode ser muito negativa, pois você precisa se sobressair aos outros candidatos, mas também não pode dizer que não tem defeitos. Nesse caso, a dica é partir de uma qualidade e agravá-la, de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.

Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?

Não se queixe de modo algum, toda experiência é um aprendizado. Não critique a empresa, seus colaboradores ou companheiros de trabalho. Afinal o entrevistador pode te achar difícil de satisfazer ou pensar que você também reclamará da empresa futuramente.

Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Seja sincero, mas justifique-se. Tente mencionar os que têm mais a ver com a empresa ou com seus objetivos profissionais.

Quais são seus objetivos dentro da empresa?

Com essa pergunta o entrevistador que saber seus objetivos a curto e a longo prazo. Nesse caso, seja específico sobre seus objetivos, não fantasie, tente aproximar sua meta com a da empresa. Evite ao máximo respostas do tipo "ganhar bem" ou "aposentar-se".

O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa?

Nessa pergunta o entrevistador quer saber qual seu grau de conhecimento sobre a atuação da empresa, portanto, aproveite e demonstre como o posicionamento da empresa no mercado te levou a enviar o currículo. Fale um pouco da área de atuação da empresa e demonstre que você pesquisou e se dedicou a saber mais sobre ela. Fale ainda dos seus interesses profissionais e como eles se cruzam com a trajetória da empresa.

Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?

Com esta pergunta o entrevistador quer saber se você é capaz de identificar uma situação difícil e como você reagiu perante uma dúvida e uma decisão à tomar. Seja objetivo, não precisa contar a ele toda a sua vida, e as razões pelas quais chegou a situação citada. Valorize sua decisão e analise as alternativas e conseqüências do fato.

O que você procura em um emprego?

Nessa pergunta há mais opções e você deve ser sincero, pode ser por desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Essa pergunta é crucial, pois o mercado, atualmente, deseja pessoas que saibam lidar com situações de pressão, pois é assim que os negócios funcionam. Você deve demonstrar-se capaz de trabalhar com datas e prazos, dando até exemplos de sua vida profissional anterior.

Dê-nos um motivo para o escolhermos

Esta pergunta é muito complicada, pois para tal resposta você deve se enaltecer e não diminuir os outros candidatos, pois afinal, você nem os conhece. Com essa pergunta espera-se que o candidato saiba fazer seu "marketing pessoal", valorizando as características em seu perfil que mais se enquadram no cargo disputado e analisando a forma que isso trará benefícios para a empresa.



Espero que com essas dicas vocês estejam preparados para qualquer tipo de entrevista, afinal de contas isso não é um bicho de sete cabeças....ou é?rs

O segredo é ser autêntico, verdadeiro, passar confiança, credibilidade ao entrevistador.

Não fique assustado, pois faz parte da vida profissional que sejamos analisados por outras pessoas.

Não tente ser aquilo que você não é.

Não fale demais, nem fique mudo...apenas seja moderado com as palavras e expressões, e por favor, nem pense em utilizar girias(isso é terrível)...

Bom, é isso aí pessoal...boa sorte pra todos aqueles que buscam um lugar no mercado de trabalho!

Espero que tenham gostado do assunto abordado essa semana *-*

Até a próxima....

Fiquem com Deus *-*


1 Response to "Emprego/entrevista/dicas"

  1. O importante é contribuir positivamente para o bem das pessoas e ajudar de maneira objetiva. As dicas aqui expostas são muito boas e com certeza me ajudou bastante, são dúvidas simples, mas que precisam de respostas claras e objetivas. Que Deus continue lhe abençoando para que você possa continuar ajudando as pessoas. Paz e sucesso.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS