Curiosidades sobre Chocolate

Por Carol Albini











NOSSA COLUNA HOJE ESTÁ DELICIOSA!!!



Você sabia que... CHOCOLATE PREVINE O ENVELHECIMENTO?

A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

Você sabia que... CHOCOLATE PERMITE PERFEITA FORMA FÍSICA OU MENTAL?

O Chocolate mostra-se num alimento ideal para as diversas situações de crise pela invejável concentração de minerais (cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas) que o compõe.
Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea.
O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate
puro.

Você sabia que... CHOCOLATE MELHORA O CORAÇÃO?

O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Teobromina é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. O Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.


Você sabia que... CHOCOLATE FLEXIBILIZA O RACIOCÍNIO?

O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios para uma maior concentração.

Você sabia que... CHOCOLATE DÁ FELICIDADE?

A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a "molécula da felicidade e do prazer", actua numa área relacionada com as emoções - permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.

Você sabia que... CHOCOLATE CURA DEPRESSÕES?

Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são também substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.

Você sabia que... CHOCOLATE NÃO PROVOCA ACNE?

Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, como o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.

Você sabia que... CHOCOLATE NÃO ENGORDA?

O Chocolate puro tem menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para libertação de energia para as células) e ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) e tem menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve controlar o peso, porque se o total de calorias consumidas por dia
é elevado é aconselhado então gaste em actividades físicas.

Você sabia que... CHOCOLATE REDUZ COLESTEROL?

Chocolate permite reduzir o colesterol, já que os agentes antioxidantes, sobretudo do Chocolate
preto impedem a acumulação de gordura na parede das artérias e diminuem a taxa de colesterol mau para sangue e aumentando um pouco o bom colesterol o “HDL - o colesterol benéfico”.

Dicas

COMO DEGUSTAR O CHOCOLATE

O chocolate deve ser partido delicadamente com os dentes, deixando-o derreter-se suavemente entre a língua e o palato para ele ficar, primeiramente, macio, depois cremoso e, finalmente, líquido. Quando o chocolate atingir o estado líquido na boca, distribua-o por todo o palato, de modo a envolver e impregnar as papilas gustativas. Um bom produto deve derreter-se harmoniosamente, sem ficar pegajoso ou granulado, o que acontece devido à mistura de gorduras vegetais da manteiga de cacau. Através da análise gustativa verifica-se a doçura, a acidez e o amargo. Para degustar vários sabores de chocolate é aconselhável que, entre uma prova e outra, se beba um gole de água, de preferência com gás.

AS COMBINAÇÕES

Com o chocolate podem-se fazer muitas combinações. É oportuno ter em mente que os aromas devem ser combinados de forma a serem reconhecíveis e fornecerem um sabor claramente definido.

O VINHO

O chocolate pode ser associado a vinhos de boa graduação e alta concentração de açúcar para limpar o palato dos sabores “excessivos” do chocolate. O vinho do Porto e os vinhos caracterizados pela presença de sabores acentuados e aromas condimentados são capazes de criar uma exultação de sabores e aromas.

O CHÁ E AS INFUSÕES

O chá e as infusões são ótimos companheiros para o chocolate porque sua temperatura derrete o chocolate, transformando-o numa pasta macia. É melhor escolher chás de sabores puros e definidos. Para as infusões, o chocolate é especialmente refrescante, se for combinado com uma xícara de menta quente no inverno e fria no verão.

O CAFÉ

A combinação do café com o chocolate já é realizada há séculos. Há muito se vê aqueles pequeninos chocolates de menta serem consumidos com uma xícara de café. Muitos Bistrôs e Cafeterias servem café acompanhado de chocolate.

Mais Curiosidades

CHOCOLATE DIET

O chocolate diet é destinado especialmente para as pessoas diabéticas, porque não contém açúcar na composição. Entretanto, é bom verificar se, na composição do produto, o açúcar não foi substituído por gordura hidrogenada.

SENSIBILIDADE AO CHOCOLATE

Algumas pessoas são sensíveis aos estimulantes presentes no chocolate. Nessas pessoas a substância tiramina, presente no chocolate, que possui ação vaso dilatadora, pode causar enxaquecas, distúrbios do sono e taquicardia.

O CHOCOLATE AMARGO

Embora o chocolate tenha sabor amargo, não quer dizer que ele não contenha açúcar. Ele é fabricado com menos açúcar, mas possui maior quantidade de massa de cacau e não contém leite, o que lhe garante o sabor característico e a coloração escura. Para os que se preocupam com a saúde, o chocolate amargo é o mais indicado para satisfazer suas necessidades de consumo. Por causa da alta concentração de certos flavonóides, ele age nas artérias, promovendo queda de pressão, impedem a oxidação do LDL e não contribui para a subida do colesterol.

O CHOCOLATE E A SAÚDE

O chocolate é um doce vicio que se pode tranquilamente satisfazer sem sentimento de culpa se, obviamente não se exagerar na quantidade. Até poucos anos atrás, o chocolate era definido como uma bomba calórica, causador de cáries, aftas e cefaléias. Entretanto, depois de rigorosos estudos, estas acusações deixaram de fazer sentido. Aliás, hoje ele é considerado um verdadeiro elixir para a saúde e um autêntico cocktail de substâncias potencialmente protetoras da saúde. O chocolate é um verdadeiro alimento, cuja composição traz vários ingredientes benéficos para a saúde.
O chocolate é um alimento bastante nutritivo, contendo proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 E C.
Estudos científicos recentes concluíram que o cacau é um verdadeiro mostruário de substâncias psicoativas. Contém feniletilamina, que provoca a euforia, e a noradrenalina que, tal como sucede com a adrenalina, é um forte estimulante de energia. E há ainda a teobromina que, juntamente com a cafeína, exerce uma função combinada estimulante físico e mental. A teobromina encontra-se exclusivamente no cacau. Contém ainda anandamida, um elemento que provoca picos de euforia. Por fim, o cacau age sobre a serotonina, neurotransmissor da sensação de prazer. O chocolate faz bem também ao coração, porque favorece a atividade cardiovascular graças aos flavonóides, compostos que apresentam propriedades antioxidantes. Contém, também, fósforo, que é ótimo para a memória, duas vezes mais que o peixe. Coma chocolate e ajude sua memória!.

Por quê existem os chocólatras?

O chocolate possui algumas características sensoriais únicas. Ele nos dá prazer. O nosso organismo busca no cacau a solução para algumas deficiências nutricionais, como por exemplo, a falta de magnésio. Através de estudos, descobriu-se que o chocolate regula o nosso humor através da dopamina e da serotomina.
O chocolate vicia, principalmente, devido a um de seus componentes básicos, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotomina, substância que fabricamos em situações de felicidade. A feniletilamina é a mesma substância que o cérebro libera quando a pessoa está apaixonada. Daí o surgimento do chocólatra.



Espero que tenham se deliciados com essa matéria!
Faça seus comentários!!!

Caso você queira ajudar essa coluna, com artigos, sugestões ou críticas, até mesmo uma
curiosidade que você tem e ainda não desvendou, escreva-me!

carol_albini@hotmail.com

Faça parte deste blog, seja um semeador também, sua participação é muito importante
para todos!!!

Semana que vem eu volto, se Deus quiser!

Shalom Adonai!!!

1 Response to "Curiosidades sobre Chocolate"

  1. uooooooooooooooooooooooou!!
    COMAM CHOCOLATE!!
    hauhauhauhau

    a única parte que eu discordo é quanto á insonia... eu sou mais uma sofredora desse mal e chocolate afeta tbm!

    And here we go gain!
    Beijos da Sam

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10