Vestibular!!!



Por: Camila Scherrer

Olá Pessoal!

Segundo semestre de 2009 chegando por aí, e muita gente ainda não sabe o que fazer da vida.

Preparem-se, pois aí vão algumas dicas para quem deseja prestar vestibular!






Que curso fazer?

Essa é uma das dúvidas mais comuns que os jovens enfrentam na hora de prestar vestibular!
Antes da inscrição, o vestibulando precisa descobrir em qual curso ele se enquadra melhor.
O desenvolvimento tecnológico de nossa sociedade vem aumentando cada vez mais o nível de especialização do homem e, conseqüentemente, prolongando nosso tempo de estudo. As relações sociais ficaram mais complexas, e hoje somos obrigados a ficar mais tempo nas escolas para compreender como o mundo funciona antes de entrar no mercado de trabalho. Com isso, grande parte dos estudantes se vê na hora de escolher uma faculdade sem antes passar por qualquer experiência profissional.

Nossa cultura em relação ao vestibular não nos dá tempo para pensar em qual curso fazer: quando nos damos conta, já está na hora de escolher a graduação. Sem querer, muitos estudantes acabam escolhendo os cursos mais difíceis, pois transformam o vestibular num desafio, e não numa forma de desenhar o futuro.
A mesma tecnologia que nos exige tanto estudo, porém, pode nos ajudar a tomar a decisão certa. Antes de se inscrever para o vestibular, o estudante precisa descobrir qual curso tem mais a ver com ele, e a internet tornou essa tarefa muito mais fácil. Com a ajuda da web fica fácil encontrar textos explicativos sobre cada curso, bem como entrar em contato com algum profissional que possa contar um pouco sobre sua profissão.
Na dúvida, muitos estudantes recorrem ao teste vocacional, o que de fato ajuda o vestibulando a descobrir a área com a qual tem mais afinidade. O resultado, contudo, não pode ser entendido como uma verdade absoluta, pois se você não responder com sinceridade cada quesito suas respostas poderão apontar para um curso que não tem nada a ver com o seu perfil.




Xô, ansiedade!

A ansiedade, que muitas vezes nos anima a continuar estudando, pode se tornar um grande inimigo. Aprenda algumas dicas de como controlá-la!
Na medida em que vai chegando o dia da prova, a apreensão do vestibulando aumenta. O medo de dar um branco, de passar mal, de não conseguir acordar ou de não ter tempo para revisar toda a matéria são mais que normais. Afinal de contas, muitas pessoas passam o ano inteiro estudando para conseguir a tão sonhada vaga na universidade.
A ansiedade pode parecer um tema complicado, principalmente porque mexe com o psicológico do aluno. Contudo, alguns cuidados podem evitar uma batalha pela concentração. São eles:


1) Estabelecer e cumprir metas. Assim, você terá a impressão de que os estudos estão evoluindo.
2) Fazer simulados regularmente. Eles ajudam a medir o conhecimento e avaliar onde você precisa melhorar.
3) Praticar esportes regularmente. É imprescindível que o corpo esteja preparado para trabalhar na hora que precisa e cansado o suficiente na hora de descansar.
4) Refazer as provas anteriores do vestibular que você pretende prestar. As universidades costumam manter a mesma política pedagógica, e assim você não corre o risco de ter de resolver questões que nunca viu na vida.
5) Guardar um tempinho no final de semana para estudar. É importante para manter o ritmo e garantir que, na segunda-feira, você chegará fresquinho para as aulas.
6) Ir aos aulões apenas para revisar. Tenha em mente que as grandes revisões antes das provas servem apenas para dar segurança. Evite querer aprender coisas novas em cima da hora, pois isso exige uma cobrança intelectual que pode estressar e dificultar a resolução das outras questões que você já domina




O importante é que a profissão escolhida seja realmente apaixonante. Mas... como saber se ficaremos realmente apaixonados pela profissão? Simples: se você começa a ver sua atuação em todas as relações sociais, não pensando apenas no retorno financeiro ou no status que ela pode lhe trazer, você está pronto para escolher um curso pelo qual se apaixonará de verdade.

E não se preocupe, descobrir que não gosta do curso não é o fim do mundo! Muitos estudantes entram na faculdade com a certeza de que queriam determinado curso e acabam se arrependendo depois. Com outros, acontece o inverso. O importante é fazer de tudo para que a decisão de hoje seja a mais próxima da sua vontade, mas se não for, nada impede que você faça vestibular para outro curso até se encontrar de verdade.
Não desista...pois vale a pena tentar!



Ótima semana !
bjs*

0 Comentários em "Vestibular!!!"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10